
O secretário Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck (PSD), anunciou que se afastará do governo para disputar o Senado e não uma das vagas na Câmara Federal, com vinha sendo anunciado.
O secretário poderia ser mais um na disputa, mas tem afirmado que será o candidato de Eduardo Riedel (PP) para segunda vaga, o que pode incendiar ainda mais a concorrência.
A fala ocorre dias após o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, anunciar a filiação e pré-candidatura de Capitão Contar ao Senado, pelo PL.
Valdemar pegou o grupo governista de surpresa ao indicar Contar, o que na prática colocaria o PL com dois na disputa, sem espaço para aliados. Agora, o plano de Contar corre risco diante da possibilidade de um apoio de Riedel ao secretário.
A jogada de Valdemar deixaria fora do grupo o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), o senador Nelsinho Trad (PSD), e a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, que pretendem concorrer. Todavia, caso Verruck decida levar o plano adiante, jogará na mesa o apoio de empresários, principalmente ligados a Fiems, e de Riedel.
Gerson Claro teria o PP de Tereza Cristina e Riedel; Nelsinho Trad a parceria de muitos anos com Reinaldo; e Gianni a simpatia de Jair Bolsonaro.
Contar não tem padrinhos é colocaria na mesa o acerto com Valdemar. Porém, pesa contra ele o fato de não ter a confiança do grupo político governista.
Mín. 16° Máx. 35°