O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) utilizou as redes sociais para atualizar o estado de saúde de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na madrugada desta sexta-feira (21). Segundo o parlamentar, Bolsonaro tem soluçado enquanto dorme e mantém episódios frequentes de vômito.
O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto e aguarda o fim do processo da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal) para começar a cumprir pena de 27 anos e três meses em regime fechado.
"Estou com meu pai e jamais o vi como está. Está soluçando dormindo e fico com medo de refluxo nesse estado, o que pode de fato se tornar fatal caso bronco aspire o que vomitar. Se acordado, vomita constantemente; dormindo, fico com calafrios só de olhar. Como gostaria de expor o que vejo, mas estou impossibilitado por medidas ilegais de assim fazê-lo. Meu Deus!", escreveu Carlos no X.
Em meio às discussões sobre quando a pena de Jair Bolsonaro começará a ser executada, Claudio Birolini, médico do ex-chefe do Executivo, disse à CNN Brasil na terça-feira (18) que as crises de soluço de Bolsonaro diminuíram com controle medicamentoso. Segundo ele, as doses de alguns medicamentos são ajustadas eventualmente.
De resto, o tratamento do ex-presidente continuava o mesmo.
Questionado sobre se há algum tipo de preparação quanto à saúde do ex-presidente devido à possibilidade de prisão, Birolini se limitou a dizer que “essa parte não compete à equipe médica”.
A CNN Brasil falou com Birolini novamente para pedir atualizações de Bolsonaro nesta sexta-feira (21). O médico não deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do ex-presidente, mas afirmou que divulgará alterações relevantes quando for necessário.