Política Política
PSDB pode perder o que sobrou para o PSD na eleição
Vereadores receberam convite para troca de partido
28/11/2025 09h38
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação

A saída de Eduardo Riedel (PP) e Reinaldo Azambuja (PL) do PSDB pode custar caro para o partido em Mato Grosso do Sul, com grande chance de perda total de deputados e de alguns vereadores.

O PSDB não tem tempo de propaganda e nem dinheiro de fundo partidário, restando apenas a consideração que Riedel e Reinaldo têm pelo partido. Entretanto, o pragmatismo pode fazer a dupla desconsiderar conversas com lideranças nacionais e apoiar outros parceiros com tempo e grana para campanha.

O deputado Pedro Caravina (PSDB) tenta montar uma chapa de deputados com quem sobrou, mas pode esbarrar na força de outros partidos que estão sobrando na coligação liderada por Riedel.

Um dos partidos que mais se encaixam neste padrão é o PSD, comandado por Gilberto Kassab, que tem uma relação muito boa com Eduardo Riedel.

A reportagem apurou que vereadores do PSDB foram sondados sobre uma possível mudança para o PSD. Ela seria acordada com o diretório nacional do PSDB, para que eles não perdessem o mandato.

A proposta deixou os vereadores que pretendem concorrer no próximo ano para deputado pensativos. O medo é de que o PSDB não cumpra o acordo e eles percam o mandato por infidelidade partidária.

Os mais cortejados são os vereadores da Capital, que até topariam, mas temem perder o mandato. Um deles disse para uma das lideranças do grupo político que só iria se todos os cinco vereadores fossem.

Riedel e Reinaldo querem cortar o número de partidos e o PSDB pode entrar nesta lista de corte, caso a eleição não esteja tão controlada na disputa pelo governo. Se a eleição ficar mais acirrada, Reinaldo e Riedel terão que garantir o PSD na coligação, para assegurar tempo e dinheiro. O partido ganharia preferência na montagem das chapas, o que poderia fazer o PSDB perder as poucas lideranças que pretendem continuar.

Dos seis deputados estaduais, apenas dois pretendem ficar: Lia Nogueira e Pedro Caravina. Entre os federais, Beto Pereira conversa com o Republicanos e Dagoberto com o PP. Geraldo é o único que pensa em ficar, mas precisa da garantia de uma chapa forte e apoiada por Riedel e Reinaldo, o que pode não acontecer.