Promovida pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, aconteceu nesta sexta-feira (28) palestra alusiva ao Novembro Azul, abordando a saúde do homem. O médico urologista e professor universitário André Domingos e o médico do quadro de servidores da ALEMS, Henrique F. de Brito, pneumologista e especialista em Medicina do Sono, conduziram as falas na sala multiuso.
Henrique de Brito falou sobre o cuidado com a saúde do homem. “Nós que somos médicos, lidamos muito com a saúde das pessoas e percebemos que as mulheres são muito mais preocupadas que os homens na hora de cuidar da saúde. O Novembro Azul está aí não só para falar de câncer de próstata, mas da saúde do homem como um todo”, destacou.
André Domingos iniciou sua fala dizendo sobre o gosto em esclarecer a população. “Gosto muito da Medicina de lidar com os pacientes e de ser professor. Também faz parte do nosso trabalho o esclarecimento da população. Novembro Azul foi uma campanha criada na Austrália, devido ao tumor na próstata, mais comum nos indivíduos acima de 40”, explicou.
“Para quem é do grupo de risco, ou seja, tem histórico de câncer de próstata na família, deve fazer os exames para pesquisa de tumores a partir dos 45. Se não fizerem parte do grupo de risco, todos os indivíduos devem fazer os exames a partir dos 50. Os exames são o PSA e o toque retal, depois esses exames é feita a biópsia, de onde são tirados pequenos fragmentos da próstata e enviados para análise para saber qual o tratamento correto a cada caso, quando o tumor é maligno”, continuou o urologista André Domingos.
André Domingos falou de outras doenças que acometem o homem. “A hiperplasia prostática benigna faz com que a próstata cresça e atrapalha o indivíduo a urinar. O homem também pode ter a disfunção erétil, causada por ansiedade ou problemas físicos, isso pode ser resolvido com remédios ou prótese peniana. Sobre reposição hormonal, em moda nos dias atuais, a indicação existe, mas não é para todos, já chegou muito paciente em meu consultório com superdosagem na prescrição”, concluiu o médico.