Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 195/2025, que inclui o Caminho do Imaculado Coração de Maria, que acontece anualmente na última semana do mês de maio, no Calendário Oficial de Eventos do Estado, instituído pela Lei 3.945/2010. De autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), a proposta recebeu 18 votos favoráveis durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2, da Assembleia Legislativa.
Como explica o autor em sua justificativa, a manifestação cultural e religiosa reúne devotos em um ato de fé, propiciando um momento de reflexão, espiritualidade e devoção mariana. A caminhada se inicia na cidade de Bataguassu, passando por Anaurilândia e Batayporã, sempre se encerrando no Santuário do Imaculado Coração de Maria, localizado em Nova Andradina.
Idealizada há 11 anos pelo Padre Moacir Miguel dos Santos e por Ana Nely Castello Branco Sanches, da Paróquia São João Batista de Bataguassu, a peregrinação é inspirada no Caminho da Fé, que reúne devotos de Minas Gerais e São Paulo em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, o trajeto soma cerca de 160 quilômetros, divididos entre estrada de asfalto e de terra, nas zonas urbana e rural dos municípios participantes.
Conforme a proposta, as igrejas católicas interessadas poderão incluir o evento em seu calendário anual de comemorações e festividades, divulgar junto às suas comunidades e organizar manifestações religiosas e culturais no percurso da peregrinação. “A inclusão dessa importante festividade no calendário oficial é uma forma celebrar e conservar a história religiosa do nosso Estado”, destacou Hashioka.
O projeto segue para as comissões de mérito antes de retornar ao plenário.