A força do empreendedorismo feminino abriu a Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na noite desta terça-feira (3), em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW, representada pelas unidades de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. São instituições que fortalecem e impulsionam a atuação de mulheres empreendedoras em Mato Grosso do Sul e em todo o mundo. A BPW — Business and Professional Women — está presente em 117 países, reúne 25 mil associadas e, no Brasil, conta com cerca de 1.500 integrantes, sendo 300 no Estado.
A solenidade marcou a entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Empreendedorismo Feminino, proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), 1º vice-presidente da ALEMS. Criada pela Lei Estadual nº 5.828/2022, a homenagem reconhece mulheres que impulsionam negócios, geram renda, inovam e fortalecem a autonomia econômica no Estado.
Durante o evento, Renato destacou a relevância da data e das trajetórias reconhecidas. “Hoje celebramos o Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, lembrado todos os anos em 19 de novembro. É uma data que reconhece o papel fundamental das mulheres que empreendem, que trabalham, que inovam e que movem a economia do nosso Estado.”
Em seguida, Maria Helena Bonotto, vice-presidente da BPW Brasil, ressaltou a força coletiva das mulheres que empreendem. “ No Brasil, mais de 10 milhões de mulheres estão à frente de negócios em diversos setores, e em Mato Grosso do Sul essa presença se espalha pela indústria, comércio, serviços, turismo, agronegócio e política. A diversidade da mulher empreendedora é a nossa maior força.”
A perspectiva regional foi reforçada por Adriana Mezher, representante da BPW Ponta Porã, destacou o papel das unidades da BPW no fortalecimento das redes de apoio. “BPW Ponta Porã, BPW Campo Grande e BPW Dourados fazem parte de um movimento sem volta, que une mulheres, fortalece histórias e lembra que nenhuma de nós está sozinha. As nossas homenageadas representam todas as nossas mulheres da fronteira, trazendo a essência da mulher de Ponta Porã: forte, humana, trabalhadora e incansável.”
A mesa da solenidade foi composta por Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti, gerente da Casa da Mulher Brasileira; Maria Helena Bonotto, empresária e vice-presidente da BPW Brasil; Rosângela Barros, vice-presidente da BPW Campo Grande; Márcia Pozzi, presidente da BPW Dourados; e Adriana Mezher, empresária integrante da BPW Ponta Porã.
Realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a Sessão Solene reforçou a importância de políticas públicas que ampliem oportunidades e assegurem condições concretas para que mais mulheres empreendam, inovem e ocupem espaços de liderança.