Clima Clima
Inmet: MS deve registrar chuvas de 50 milímetros e ventos acima de 60 km/h
Aviso indica chuvas intensas, com perigo potencial, nos 79 municípios do Estado nas próximas 24h
08/12/2025 09h01
Por: Tribuna Popular Fonte: Midiamax
Tempo indica chuva em Campo Grande. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou, na manhã desta segunda-feira (8), o aviso de chuvas intensas e tempestades em Mato Grosso do Sul. Nas próximas 24 horas, os 79 municípios podem registrar acumulados de até 50 milímetros e ventos acima de 60 km/h.

O aviso é válido a partir das 9h10 desta segunda-feira e segue até as 10h de terça-feira (9), apontando perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h.

Na região sul, 13 cidades estão sob alerta de tempestade, com risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Pode chover até 50 milímetros entre 12h desta segunda-feira e 23h59 de terça-feira.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) descreve que são esperados acumulados significativos de chuva, com valores que podem superar 40 milímetros em 24 horas, em algumas localidades. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associada à passagem de cavados, cria ambiente favorável para a ocorrência de tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Tempestade na região sul

Estão no aviso de tempestade os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

A orientação é para que os moradores não se abriguem debaixo de árvores ou placas de publicidade e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em situações de urgência ou emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.