O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou, na manhã desta segunda-feira (8), o aviso de chuvas intensas e tempestades em Mato Grosso do Sul. Nas próximas 24 horas, os 79 municípios podem registrar acumulados de até 50 milímetros e ventos acima de 60 km/h.
O aviso é válido a partir das 9h10 desta segunda-feira e segue até as 10h de terça-feira (9), apontando perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h.
Na região sul, 13 cidades estão sob alerta de tempestade, com risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Pode chover até 50 milímetros entre 12h desta segunda-feira e 23h59 de terça-feira.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) descreve que são esperados acumulados significativos de chuva, com valores que podem superar 40 milímetros em 24 horas, em algumas localidades. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associada à passagem de cavados, cria ambiente favorável para a ocorrência de tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Estão no aviso de tempestade os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
A orientação é para que os moradores não se abriguem debaixo de árvores ou placas de publicidade e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em situações de urgência ou emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.