
O córrego na região do Assentamento Uirapuru, em Nioaque, a 183 quilômetros de Campo Grande, transbordou durante as chuvas na tarde de segunda-feira (8). Com o volume de água, a estrada chegou a “desaparecer”.
Segundo o prefeito da cidade, André Guimarães (PP), as equipes municipais monitoram os possíveis estragos causados pela chuva na zona rural. Até o momento, não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas por conta do temporal.
“Recebi alguns vídeos ontem e hoje (9), por volta das 6h da manhã; o secretário de Obras foi até o Uirapuru com a equipe de pontes. Estou aguardando mais informações. Pelo estrago, provavelmente vai precisar de reparos em pontes e estradas”, disse.
O ciclone extratropical também favoreceu chuvas intensas em outras cidades do interior de Mato Grosso do Sul, como Caracol, que registrou 72 milímetros nas últimas 24 horas.
“Teve alguns cortes em estradas vicinais, mas, como as estradas estavam muito bem conservadas, não houve muito estrago. Já estamos providenciando a recuperação”, pontua o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa (PSDB).
Em Aquidauana, Cláudio Alvio, da Defesa Civil, informou que a cidade registrou 36 milímetros de chuva nas últimas horas. Apesar do volume, não houve danos.
Estradas vicinais de Amambai também foram impactadas pela chuva de 53 milímetros; contudo, segundo o prefeito Sérgio Barbosa (MDB), não há registro de danos severos.
A chegada de um ciclone extratropical, junto à formação de uma frente fria, deve provocar chuvas intensas em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (9), a previsão indica que o acumulado de chuva pode superar os 40 milímetros.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o aprofundamento rápido de um sistema de baixa pressão atmosférica dará origem à formação de um ciclone extratropical no centro-sul do Brasil. Consequentemente, o ciclone atua de forma indireta no Estado, favorecendo a ocorrência de chuvas.
Assim, o dia será marcado por chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Mín. 20° Máx. 32°