Estado Educação
MS amplia rede escolar e acelera reformas, afirma Sérgio Gonçalves
Secretário-adjunto destaca construção de novas escolas, programas sociais inovadores e gestão mais próxima da realidade das unidades
10/12/2025 16h33
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
O secretário-adjunto de Educação, Sérgio Gonçalves. Foto: Reprodução

A afirmação “Educação é sinônimo de desenvolvimento. É tudo. Não tem outro caminho”, dita pelo secretário-adjunto de Educação de Mato Grosso do Sul, Sérgio Luiz Gonçalves, resume a diretriz que tem guiado a política educacional do Estado em um momento de forte crescimento econômico e aumento da demanda por qualificação.

Com trajetória em diferentes áreas da administração pública — da Caravana da Saúde à Secretaria de Fazenda — Sérgio chegou à Educação com a missão de fortalecer a gestão administrativa e estrutural da Rede Estadual de Ensino (REE). Desde então, percorreu mais de cem das 352 escolas do Estado para avaliar de perto condições de infraestrutura, atendimento e funcionamento. Segundo ele, essa aproximação reduz burocracia e acelera soluções. “Estar dentro da escola permite resolver problemas na hora”, afirma.

O avanço de grandes empreendimentos em regiões como Ribas do Rio Pardo tem exigido respostas rápidas da Educação. Para atender à nova demanda, o Estado prevê inaugurar escolas em polos em expansão e construir pelo menos outras cinco unidades em 2026. Desde 2015, mais de 70% das escolas estaduais foram reformadas, em investimentos que ultrapassam R$ 1,2 bilhão.

Entre os programas em destaque, Sérgio cita o EJA Mulher, iniciativa que possibilita que mães estudem no período noturno levando seus filhos, que recebem recreação e alimentação no local. Já o programa Revitalizando a Educação com Liberdade, desenvolvido com o Tribunal de Justiça, envolve detentos na reforma de escolas, reduz custos e acelera obras, além de apoiar a ressocialização.

A Rede Estadual atende atualmente 192 mil alunos, com expectativa de chegar a 200 mil estudantes em 2026. As matrículas seguem abertas até 22 de dezembro para estudantes já matriculados e até 30 de dezembro para novos alunos — todas realizadas de forma on-line.

Para o secretário-adjunto, todos os esforços convergem para uma convicção: “Sem educação de qualidade, não há progresso social nem econômico. É o ponto de partida e o ponto de chegada do desenvolvimento”.