
A edição de dezembro do Ponto de Vista apresenta os objetivos e possíveis impactos no serviço público em uma eventual aprovação da Reforma Administrativa (PEC 38/2025), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O convidado do programa é o procurador do estado de Mato Grosso do Sul, Henri Ramalho.
A entrevista apresentou os principais objetivos da PEC, seus eixos estruturantes, o andamento da tramitação no Legislativo federal e os caminhos sugeridos como modernização da administração pública em todo território nacional. Entre os temas discutidos, o entrevistado enfatizou os modelos de contratação, critérios de desempenho e avaliação, redefinição de carreiras, estabilidade no serviço público e os reflexos da reforma para servidores atuais — especialmente no que se refere à preservação de direitos adquiridos.
Reforma Administrativa
A PEC 38/2025 representa a retomada de um debate que tem ganhado relevância nos últimos anos no cenário político brasileiro, envolvendo questões estruturais do Estado, eficiência administrativa e os desafios da gestão pública no século XXI. Em 2020, a PEC 32 também pretendia alterar as regras vigentes sobre a matéria.
Apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, o Ponto de Vista tem suas exibições às segundas (17h), quintas (12h), sextas-feiras (7h) e também aos sábados (16h30) e domingos (14h45) no canal 7.2, para Campo Grande e região no sinal aberto, e canal 9 na TV a cabo para Campo Grande e Dourados. Confira também toda a programação pelo site oficial da ALEMS e no canal oficial da Assembleia Legislativa de MS no YouTube.
Mín. 21° Máx. 35°