Política Política
Deputados querem novos voos e sete cadeiras podem ser renovadas na próxima eleição
A eleição de 2026 pode levar à renovação obrigatória de pelo menos sete cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal
26/12/2025 13h16 Atualizada há 4 horas
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Foto: Divulgação

Deputados estaduais e federais estão de olho em cargos maiores e se as candidaturas emplacarem, as cadeiras se renovarão automaticamente.

Na Câmara Federal, as renovações podem acontecer nas vagas de Vander Loubet (PT) e Marcos Pollon (PL).

Vander é pré-candidato ao Senado pelo PT, com vaga já assegurada pelo partido. Já Pollon tem o desejo de concorrer ao Governo do Estado. A situação dele é mais complicada porque o PL, hoje comandado por Reinaldo Azambuja, tende a apoiar a reeleição de Riedel.

Os cargos majoritários podem levar a outras duas renovações automáticas na Assembleia Legislativa. O presidente da Assembleia, Gerson Claro, quer ser candidato ao Senado e aguarda definição do PP.

Quem também está de olho em cargo majoritário e pode abrir vaga é João Henrique Catan (PL). Ele pretende concorrer ao governo e vive a mesma situação de Pollon, sem espaço no partido.

Duas cadeiras na Assembleia com certeza será renovada. Os deputados Mara Caseiro (PSDB) e Neno Razuk (PL) já anunciaram que disputarão vaga de deputado federal no próximo ano.

Outra vaga pode ser aberta por Roberto Hashioka (União). Ele aguarda confirmação da esposa, Dione Hashioka. A dupla pode inverter os papéis da última eleição. Desta vez, Roberto concorreria a deputado federal e Dione a estadual.