Brasil Política
Governo faz reunião de emergência para analisar cenário na Venezuela
Reunião será realizada em Brasília; presidente Lula pediu para ser informado por Itamaraty e Defesa sobre detalhes
03/01/2026 08h11
Por: Tribuna Popular Fonte: CNN Brasil
Explosões avistadas em Caracas, capital da Venezuela • Imagens obtidas pela CNN

O governo brasileiro deve realizar na manhã deste sábado (3) reunião de emergência no Itamaraty, em Brasília, para debater os ataques dos Estados Unidos à Venezuela. O encontro terá a participação de diplomatas e militares.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará por vídeo e pediu para ser informado sobre todos os detalhes. O chefe do Executivo também avalia antecipar o retorno a Brasília.

O ataque "de grande escala" foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio das redes sociais neste sábado. Segundo ele, o ditador Nicolás Maduro foi capturado e levado para fora do país.

A ação norte-americana foi realizada durante a madrugada. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Em resposta aos ataques, o governo venezuelano declarou emergência nacional e mobilizou planos de defesa, enquanto o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, prometeu resistir à presença de tropas estrangeiras.

Nos últimos meses, a tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela cresceu após o Pentágono deslocar um grande contingente militar e atacar embarcações no Caribe, com a justificativa de combate ao narcotráfico.