Política Política
Movimentação de Marina Silva e MDB podem fazer Simone concorrer em MS
A ministra Simone Tebet (MDB) vive momento de indefinição quando o assunto é qual cargo e em que lugar disputará a eleição de outubro
14/01/2026 10h55
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Foto: Divulgação

Ela já declarou que aguardará uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas enquanto isso os bastidores vão indicando cenários diariamente.

Ontem, a reportagem divulgou que embora Simone prefira o Senado, há um grupo que defende a candidatura dela ao Governo de São Paulo. Entretanto, como Simone prefere o Senado, é grande a chance de ela conseguir realizar o desejo de ser candidata no cargo e Estado desejado, no caso o Mato Grosso do Sul.

O desejo de Simone começou a ser fortalecido após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), sinalizar que deve deixar o Rede Sustentabilidade. Um dos partidos cotados é o PT, onde ela seria uma das candidatas ao Senado. 

Marina faria uma dobradinha com o também ministro, Fernando Haddad (PT), que também não quer concorrer ao Governo. Neste caso, há um grupo que defenda Simone candidata ao Governo, mas ela pode ser salva pelo PSB, aliado de Lula, e que tem Márcio França como pré-candidato.

A parceria do PT com o PSB pode livrar Simone de concorrer ao Governo. Neste caso, se a dobradinha entre Marina e Haddad também for efetivada, Simone ficaria livre para concorrer ao Senado no Estado, como deseja. 

Rejeição do partido em SP

A candidatura de Simone em São Paulo enfrenta resistência do MDB estadual, que apoia a reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado até para enfrentar Lula na disputa pela presidência. No partido, lideranças estaduais preferem que Simone concorra em outro Estado.

A situação de Simone em São Paulo não é diferente em Mato Grosso do Sul, onde também enfrenta cenário complicado, também pela proximidade com Lula. Porém, Simone já recebeu garantia do diretório nacional de que será candidata no Estado se for sua vontade.