Itair Machado está oficialmente de volta à função de vice-presidente de futebol do Cruzeiro. A portaria, que “devolve” o cargo a ele após liminar da Justiça reverter o afastamento, foi assinada pelo presidente Wagner Pires de Sá nessa quinta-feira. Com isso, fica extinto o posto de assessor esportivo da presidência, que foi criado no dia 23 de julho e estava sendo exercido por Itair desde o fim daquele mês (veja o documento abaixo).
Portaria assinada por Wagner Pires de Sá "devolve" cargo de vice-presidente a Itair Machado e exclui função de assessor esportivo da presidência — Foto: Arquivo GloboEsporte.com
Itair Machado de Souza estava afastado da vice-presidência de futebol desde que a Justiça aceitou pedido apresentado por conselheiros e associados do clube, em 10 de julho. O pedido trazia processos trabalhistas contra o dirigente ainda na época em que era presidente do Ipatinga Futebol Clube e do Betim Esporte Clube. No entendimento dos conselheiros e associados, de acordo com o Estatuto do Cruzeiro, profissionais com esses tipos de processos não podem assumir cargos administrativos no clube.
Desde então, ele ficou impedido de assinar documentos e fazer valer os poderes que o cargo na área executiva do futebol profissional e de base da Raposa lhe competiam. Além da decisão judicial, Itair também foi punido pelo Pleno do STJD por 90 dias - a contar do momento em que ele voltar a exercer o cargo - por justamente não cumprir punição do TJD-MG e ser visto acompanhando a delegação celeste no jogo contra o Ceará, no Mineirão.
Na última quarta-feira, no entanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reverteu a tutela antecipada que afastou o dirigente do posto no clube celeste. Com essa decisão, Itair pode voltar ao cargo até o julgamento do mérito do agravo interno interposto por ele mesmo. Apesar disso, ele ainda precisa cumprir mais 45 dias da punição do STJD, seguindo, assim, continua sem poder assinar documentos.
*Globo Esporte
Mín. 23° Máx. 39°