Clima Clima
Jardim registra menor índice de umidade do ar do Brasil nesta quinta-feira
Cidade sul-mato-grossense atingiu 18% de umidade relativa do ar, índice considerado perigoso à saúde pela OMS
22/01/2026 17h29
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
Município de Jardim registrou umidade do ar em 18% - Divulgação

Jardim registrou nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o menor índice de umidade relativa do ar entre todas as cidades brasileiras, atingindo apenas 18%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com base em medições realizadas até as 14 horas (15h de Brasília).

Na sequência do ranking nacional aparecem São Gonçalo, na Paraíba, com 19%, Morada Nova, no Ceará, e Ibimirim, em Pernambuco, ambas com 20% de umidade. O índice registrado em Jardim está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece entre 50% e 60% como ideais para o bem-estar do organismo humano.

Além de Jardim, outras 33 cidades de Mato Grosso do Sul estão em alerta para baixa umidade do ar. O aviso de perigo potencial emitido pelo Inmet teve início na manhã desta quinta-feira e se estende até as 9h de sábado, dia 24. Durante o período, podem ser observados índices variando entre 20% e 30%.

Os efeitos no corpo humano incluem ressecamento da pele, das narinas e até sangramento nasal. As autoridades recomendam manter o corpo hidratado mesmo sem sentir sede, consumir alimentos frescos e nutritivos, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, utilizar umidificadores de ar e manter toalhas molhadas em ambientes fechados.

As temperaturas devem permanecer elevadas durante o fim de semana, com máximas chegando a 34ºC, sem previsão de chuvas que possam aliviar a baixa umidade no estado.