
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, deu início às atividades de 2026 com a organização das ações estratégicas voltadas à qualificação das equipes e ao fortalecimento da atenção odontológica no município. “Ao longo do ano passado a grande parte dos gabinetes odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde foi modernizada com novas cadeiras odontológicas, autoclaves, móveis e outros equipamentos que proporcionam não apenas melhores condições de trabalho aos dentistas, mas, também, mais conforto e comodidade aos nossos pacientes”, explica Márcio Figueiredo, secretário Municipal de Saúde.
Ele destaca que após a reestruturação do setor, o foco será o treinamento para garantir serviços ainda melhores para a população que procura a rede municipal de saúde em busca de atendimento odontológico. Como parte desse planejamento, será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro a primeira capacitação do ano, direcionada aos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB). A atividade será dividida em três turmas, garantindo a continuidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A capacitação terá como foco a Atualização e Calibração dos índices CPOD e ceod, avaliação anual realizada pelas equipes de saúde bucal nas escolas e ceims do município, com o objetivo de identificar as condições de saúde bucal dos escolares. Os alunos que apresentarem necessidade de tratamento receberão orientações e encaminhamento para agendamento odontológico na UBS de referência. “A capacitação contínua dos servidores atende uma determinação do prefeito Marçal Filho, entendendo que profissionais com conhecimento atualizado levam serviços de melhor qualidade à população”, ressalta Márcio Figueiredo.
A ação marca o início das atividades coletivas desenvolvidas ao longo de 2026 nas escolas e ceims do município, que incluem escovação supervisionada com a utilização de escovas e kits de higiene bucal distribuídos aos alunos, palestras e ações educativas, alinhadas às diretrizes nacionais de promoção e prevenção em saúde bucal, visando reduzir a necessidade de procedimentos restauradores, tratamentos endodônticos e perdas dentárias na vida adulta.
No final de 2025, as equipes participaram de capacitação sobre os indicadores de boas práticas do Ministério da Saúde, fortalecendo a qualificação profissional e o alinhamento com as diretrizes nacionais de atenção à saúde bucal.
O início do ano também foi marcado pela entrega de novos Instrumentos rotatórios odontológicos, chegada de escovas, pasta dental e fio dental e pela incorporação de profissionais aprovados em concurso público, assegurando equipes completas e maior resolutividade no atendimento à população.
A Coordenação de Saúde Bucal, sob a responsabilidade da coordenadora Paola Yurie Nozu Bagordache, reafirma o compromisso com a melhoria contínua dos serviços ofertados e destaca a expectativa de que 2026 seja um ano de avanços significativos na promoção da saúde bucal no município.
Mín. 20° Máx. 37°