Geral Dourados - MS
Prefeitura empossa servidores aprovados em concurso público realizado em 2023
Nomeação de professores de apoio para Educação Especial, médicos e outros servidores reforça serviços essenciais e reafirma compromisso da atual ge...
29/01/2026 07h10
Por: Tribuna Popular Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

Após 3 anos de espera, profissionais aprovados em concurso público de prova de títulos ainda em 2023 foram empossados pela Prefeitura de Dourados. A solenidade que marcou o ingressos de professores de apoio para a Educação Especial, além de profissionais da área da saúde, aconteceu na manhã de quarta-feira (28), no Centro de Convenções Antônio Tonanni, reafirmando o compromisso da atual gestão com a oferta de serviços públicos de qualidade para atender a população. “Tivemos que superar entraves de ordem legal e financeira para chegarmos a esse momento”, observou o prefeito Marçal Filho. “Estamos no limite prudencial de gastos com folha de pagamento, ainda assim fizemos a convocação por entender a necessidade desses serviços para a população”, completou.

A solenidade, conduzida pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), marcou a posse a 233 novos servidores públicos. Os profissionais passam a atuar em diversas áreas do município, com destaque para a Educação e a Saúde, fortalecendo o atendimento no serviço público. O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto a chegada dos novos servidores e destacou a superação de desafios enfrentados pela atual gestão, especialmente no que se refere ao equilíbrio financeiro da administração pública.

Marçal Filho enfatizou o esforço da equipe de governo para reorganizar as finanças do município, diante do cenário encontrado no início da gestão, em janeiro de 2025. Ele explicou que recebeu uma prefeitura onde 53,7% da arrecadação estava comprometida com a folha de pagamento, percentual muito próximo do limite prudencial de 54%, a partir do qual o gestor pode responder por improbidade administrativa dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que empenhou esforço de toda a equipe para o novo cenário atual de equilíbrio. “Nosso esforço foi muito grande no sentido de reorganizar a casa, mas nós abraçamos essa causa porque a prefeitura precisa dar resposta à população”, pontuou o prefeito.

Foram empossados 219 professores de apoio pedagógico para Educação Especial, três médicos, dois cirurgiões-dentistas, sete auxiliares de odontologia, um educador físico e um fisioterapeuta. Marçal Filho enfatizou que a posse representa um avanço significativo, especialmente para a Educação Especial e para o fortalecimento da rede municipal de saúde. “Tínhamos uma demanda extremamente importante na Educação Especial e agora conseguimos dar posse a esses profissionais. A educação é essencial para o futuro da sociedade, assim como a saúde é indispensável, e a prefeitura tem investido com muito empenho nessas áreas”, afirmou o prefeito.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Secretário Nilson fala de trabalho comprometido com a valorização dos profissionais

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, também destacou a importância do momento para a Rede Municipal de Ensino (Reme) e lembrou outras ações desenvolvidas pela gestão.

“Todos os concursados demonstraram muita garra para chegar até aqui”, observou. “Esse é um momento grandioso para a Educação de Dourados”, continuou o secretário.

Nilson Francisco pontuou os desafios da gestão. “O prefeito trabalhou muito para que isso acontecesse e tem tratado como prioridade a valorização salarial, a melhoria da infraestrutura das escolas e a oferta contínua de formações”, ressaltou. “Trabalhamos intensamente para proporcionar esse momento de posse, que poderia ter ocorrido na administração passada que se preocupou apenas em aplicar o concurso e não em chamar os aprovados”, completou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro fala de trabalho em prol da sociedade douradense

O promotor de Justiça, Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, que representou o Ministério Público Estadual na solenidade de posse, enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão e reforçou a parceria institucional em prol do município. “A questão do limite prudencial e das dificuldades para nomeação é de conhecimento do Ministério Público”, observou. “Foi extremamente importante que essa demanda fosse concretizada, e hoje chegou o dia da posse”, prosseguiu. “Houve diálogo, estudo e empenho conjunto para que esse acordo fosse possível, sempre pensando no desenvolvimento da sociedade douradense”, afirmou o promotor de Justiça.

SONHO REALIZADO

Entre os novos servidores, a professora de apoio Roseli Ferreira Cavalcante, de 51 anos, celebrou a conquista. Com 18 anos de atuação na educação, ela destacou a trajetória de esforço até a posse. “Foram dias de luta e mais de dois anos tentando chegar a esse momento tão especial”, ressaltou. “Estudei muito e batalhei bastante. Amo a minha profissão, apesar das dificuldades, e hoje é um sonho realizado”, frisou.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Professora de apoio, Roseli Ferreira, cita momento marcante para a área da Educação

Roseli destacou ainda o notório trabalho da gestão para que o momento se tornasse realidade para ela e para outros educadores e, citou ainda outros avanços. “Esse concurso vem de algum tempo, mas agora o prefeito Marçal resolveu a questão”, celebrou. “Nossos alunos da Educação Especial precisam desse acompanhamento, e vejo que essa gestão tem se mostrado preocupada com a área, com salários mais justos. Acredito que este seja só o começo e que teremos dias melhores”, afirmou a professora.