Política Política
Bolsonaristas correm contra o tempo atrás de partido após perderem o PL para Reinaldo
Gianni conversará com diretório nacional de partido e deputados já têm vaga garantida em siglas pequenas
30/01/2026 09h57
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Foto: Divulgação

Três pré-candidatos a cargos majoritários no Partido Liberal (PL) tentam encontrar um partido para levarem adiante o plano de candidaturas ao Senado e ao Governo do Estado em Mato Grosso do Sul.

 Marcos Pollon (PL), João Henrique Catan (PL) e Gianni Nogueira (PL) lançaram pré-candidaturas para majoritária, mas não encontraram apoio de lideranças nacionais, que entregaram o partido a Reinaldo Azambuja, e agora correm contra o tempo em busca de uma sigla para concorrerem.

A vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), tem uma situação mais complicada. Ela foi anunciada por Jair Bolsonaro (PL) como provável candidata ao Senado, mas perdeu espaço com a prisão do ex-presidente e chegada de Reinaldo no PL. 

Gianni não está nos planos de Reinaldo e do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, mas não desistiu da candidatura. A reportagem apurou que recentemente ela conversou com lideranças do Republicanos no Estado e agora tentará um diálogo com lideranças nacionais do partido para tentar candidatura ao Senado.

Já os deputados Marcos Pollon e João Henrique anunciaram que pretendem concorrer ao Governo do Estado e já têm espaço para a disputa. Pollon tem vaga garantida pelo diretório nacional do Partido Novo, enquanto João Henrique já recebeu sinal positivo do presidente estadual do PRD, Delcídio do Amaral. 

Os bolsonaristas de Mato Grosso do Sul, que pouco se falavam até alguns dias atrás, voltaram a se aproximar na caminhada organizada por Nikolas Ferreira (PL), onde passaram perrengue na chuva e sol para defender liberdade aos presos pela invasão aos Poderes em 2023. Na ocasião, comentavam a ausência de Reinaldo Azambuja, que assumiu o controle do partido, mas não abraçou pautas defendidas pelas lideranças nacionais. Só após dois dias da caminhada que Reinaldo gravou um vídeo elogiando o ato organizado por Nikolas.