A medula óssea é um tecido líquido localizado no interior dos ossos, conhecido como tutano. Ela é responsável pela produção das células do sangue como a hemácias (glóbulos vermelhos), que transportam oxigênio; os leucócitos (glóbulos brancos), que atuam na defesa do organismo e as plaquetas, que participam do processo de coagulação. Todas essas células são produzidas na medula óssea.
COMO FUNCIONA A DOAÇÃO?
Caso seja identificada compatibilidade genética entre doador e paciente, o voluntário é convocado para novos exames que confirmem suas condições de saúde. O procedimento de doação dura cerca de 90 minutos, é realizado com anestesia e as células são retiradas do osso da bacia, não da coluna. A medula doada se recompõe naturalmente em até 15 dias. A chance de compatibilidade é rara — cerca de 1 em 100 mil no Brasil —, o que reforça a importância de ampliar o número de doadores cadastrados.
A campanha reforça o compromisso da administração municipal com a saúde pública e com a promoção da solidariedade, oferecendo mais esperança para pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea.