Política Política
Marquinhos pode substituir Vander na briga por uma vaga de deputado federal na coligação de Fábio Trad
Ex-prefeito precisará fazer nova aposta arriscada para cumprir missão de eleger dois deputados federais
13/02/2026 08h01
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Foto: Divulgação

A coligação liderada por Fábio Trad (PT) pode ter uma mudança significativa na eleição de outubro, com possibilidade de troca na disputa para uma das vagas de deputado federal.

O ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PDT), é cotado para disputar a vaga de deputado federal. Hoje, ele trabalha para concorrer a deputado estadual, mas pessoas próximas tentam lhe convencer a mudar de ideia.

O entendimento é de que Marquinhos teria condição de ajudar a coligação a eleger dois deputados federais. Isso porque, com a saída de Vander Loubet (PT), que disputará o Senado, a coligação perderá votos e corre risco de fazer apenas um deputado federal.

Hoje, a federação PT/PV tem apenas a deputada federal Camila Jara (PT) com grande potencial de votos, mas insuficiente, segundo pesquisas feitas até o momento, para garantir duas vagas.

Aposta de risco

Marquinhos, que hoje é filiado ao PDT, precisaria deixar o partido, o que lhe custaria o mandato de vereador, em caso de derrota.

A mudança seria necessária porque o PDT não tem candidatos fortes para ajudarem a fazer pelo menos 150 mil votos para federal.

A ideia do grupo é filiar Marquinhos ao PV, hoje federado com o PT, para que a coligação tenha chance de eleger, novamente, dois federais.

O PT também aposta em Carlos Bernardo, mas há dúvida se ele estará apto a concorrer, por conta de uma pendência na justiça eleitoral.

Procurado pela reportagem, Carlos Bernardo, que foi derrotado na eleição para prefeitura de Ponta Porã em 2024, disse que está apto, apresentando uma certidão de quitação eleitoral: “para provocar diarreia em alguns”, comentou.

Cada coligação pode concorrer com até nove candidatos a deputado federal. Os candidatos com pendências na justiça eleitoral ficam com votos Sub Júdice, até que os casos sejam julgados.