Política Sem Preocupação
Figura em carro alegórico da Acadêmicos de NIterói, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso
Como o tema “Soraya, a mulher que vira onça”, a escola de samba homenageará a senadora, que deve enfrentar questionamentos na justiça eleitoral, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
16/02/2026 09h02
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Foto: Divulgação

A polêmica envolvendo homenagem a políticos em ano eleitoral também deve chegar a Mato Grosso do Sul. A senadora Soraya Thronicke (Podemos) será tema da escola de samba Igrejinha, uma das maiores campeãs do carnaval da Capital.

Partidos políticos questionaram na justiça a homenagem a Lula na Escola Acadêmicos de Niterói. O Tribunal Superior Eleitoral negou liminar para impedir o desfile, com o argumento que não poderia censurar algo sem saber de fato o que acontecia.

Apesar de autorizar o desfile, a presidente do TSE, Carmen Lúcia, sinalizou que Lula pode sofrer condenações futuras.

Não parece ser um cenário de areias claras de uma praia; parece mais areia movediça. Quem entra, entra sabendo que pode afundar”, ressaltou. A fala fez até a primeira-dama, Janja, desistir de desfilar. Lula também acompanhou o desfile, mas não participou diretamente da apresentação.

Soraya ainda não confirmou se participará do desfile na Capital. Ela esteve em Porto Murtinho e Corumbá nos últimos dias. No Pantanal, foi tema de um bloco.

“Direto de Corumbá, acompanhando o desfile dos blocos e sentindo de perto a energia dessa festa que movimenta a cultura, o turismo e a economia da nossa gente. Tive a alegria de ser tema do bloco Arthur Marinho e entrar na avenida junto com esse povo criativo e animado. A onça bebeu água… e caiu na folia”, declarou na rede social.