Geral Legislativo - MS
Deputado Hashioka comemora viabilidade de nova ponte que ligará MS ao Paraná
A conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a implementação de uma ponte sobre o Rio Paraná, ligando as cidades de Taq...
19/02/2026 11h17
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS

A conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a implementação de uma ponte sobre o Rio Paraná, ligando as cidades de Taquarussu (MS) e Porto São José (PR), foi tema na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quinta-feira (19), com discurso de Roberto Hashioka (União) que comemorou o novo projeto.

Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR)

A análise técnica foi contratada pelo Governo do Paraná via Itaipu Binacional e estima que a nova rota deve reduzir em até uma hora o trajeto ao Porto de Paranaguá. “Desde que eu era prefeito de Nova Andradina, em 2013, quando fizemos audiência pública para debater a necessidade da ligação, que vai facilitar o escoamento da produção, essa é uma notícia muito esperada. Vai beneficiar todo o estado, assim como o Norte do Brasil, com o encurtamento do transporte. Fico feliz que uma ideia está em vias de acontecer. Que possamos efetivar os esforços necessários para que MS tenha essa ligação com o Paraná para o desenvolvimento social, ambiental e econômico”, ressaltou.

Segundo detalhou o deputado, a ponte terá aproximadamente 2 quilômetros e ligará a extensão da MS-473, com restauração da PR-577 e contorno de acesso até a BR-376. “Sabíamos das dificuldades que seriam com a ligação, com transposição do Rio Paraná e questões da várzea do Rio Bahia e também do Rio Ivinhema. Os governadores são solidários a essa ideia e agora com o estudo estão programando uma agenda para dar início ao processo licitatório pelo Governo do Paraná dar início ao projeto”, finalizou.