Árvores nativas e exóticas foram plantadas ao longo da Rua 14 de Julho, no trecho revitalizado do projeto Reviva Campo Grande. A obra também contempla as calçadas, que ficaram mais largas para facilitar o fluxo de pedestres que passam e compram na região.
Total de 180 unidades estão em fase de plantio na via. As espécies são ipês amarelo, roxo e branco, árvore da China, aldrago, pau-mulato, erva-mate, pau-ferro, jacarandá mimoso, lafontera da Amazônia, fruta de tucano e grandiuva. O plantio deve ser concluído até o fim deste mês.
Mais de 90% da obra já foi concluída, segundo a Engepar Engenharia, empresa contratada pela prefeitura – por meio de licitação – para executar os trabalhos.
“Estamos focados na finalização da obra, mesmo que, contratualmente, finalizaríamos em março de 2020, mas fizemos um compromisso com os lojistas e a prefeitura de entregar em novembro”, explicou o arquiteto Amilton Candido de Oliveira, supervisor dos trabalhos finais e diretor de relações institucionais da Engepar.
A previsão do município é entregar a via pronta – e já decorada para o Natal – no dia 29 de novembro. Também está prevista a retirada dos postes de energia e a instalação de rede subterrânea. Além disso, haverá bancos, bicicletários e até internet Wi-Fi gratuita.
OPINIÃO
Depois dos problemas com as obras, vendedores e clientes aprovaram a mudança. A vendedora Thiely Irala, 23 anos, acredita que o trânsito melhorou após as obras. “No começo, não gostei porque atrapalhou as vendas, mas agora ficou bom”, frisou.
Para a professora Fátima Cristina de Oliveira, 43 anos, as obras contribuíram muito para a cidade. “Facilitou o trânsito, o fluxo de pessoas e trouxe uma nova paisagem”, disse.
ALERTA
Alguns serviços mal foram concluídos e as pessoas já estão degradando a rua. Nos canteiros das árvores, a reportagem constatou quantidades consideráveis de lixo, o que já fez a Engepar adotar uma estratégia para minimizar o problema.
“A população não tem muito cuidado com lixo, então começou a acumular muito nas arvoreiras, mas isso será resolvido. Vamos encher de cascas de árvores, da mesma forma que está sendo feito nas jardineiras e floreiras”, afirmou Oliveira.
VISITA
No fim de setembro, o prefeito Marcos Trad (PSD) acompanhou a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Sônia Rabello, especialista em direito urbanístico, para conferir de perto como ficou a via.
“Há dois anos eu estive por aqui e o Centro estava perdido. Aquele movimento de carros afastava os campo-grandenses do centro. Com esse calçadão, paisagismo, minha impressão é que daqui cinco anos haverá um movimento considerável de pessoas andando pela 14. Isso vai acarretar em um maior número de vendas para todos os comerciantes”, disse Sônia.
Já Trad afirmou que o resultado foi positivo, apesar de críticas e baixas expectativas. “As pessoas não acreditavam, queriam apenas uma maquiagem. Fizemos toda a execução, desde iluminação, área de descanso, paisagismo e embutimento de fios. Sofremos com críticas, mas creio que o final tenha sido feliz”, relatou.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°