A prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus iniciam na quarta-feira (6) pesquisa com usuários do transporte coletivo para medir a qualidade do serviço e os hábitos de locomoção da população. Equipes estarão nos sete terminais e duas estações de embarque, em períodos alternados, das 5 horas à meia-noite.
Até o final deste mês, 48 pesquisadores estarão nesses locais, devidamente identificados. O trabalho de campo pode avançar até dezembro, se for necessário, mas deve ser concluído antes do início das férias escolares. Os resultados serão utilizados como base para a promoção de melhorias no transporte e em outras ações.
Nos terminais e estações de embarques, os agentes vão contabilizar todos os passageiros durante o embarque e desembarque dos ônibus, sendo que algumas pessoas serão selecionadas via amostragem para responderem à pesquisa que irá abordar hábitos de locomoção, período em que utiliza o transporte público, linhas e horários dos ônibus em que viaja, origem e destino, dentre outras questões.
Em um segundo momento, a partir da segunda quinzena de novembro, será lançado um aplicativo para smartphones que vai complementar a pesquisa, que deve se integrar a outro levantamento, “Origem e Destino”. Qualquer pessoa poderá baixar o aplicativo e responder, mesmo não sendo usuário do serviço.
Pelo aplicativo será possível informar o tipo de transporte que utilizam para se locomover, a origem e o destino. Para os usuários que utilizam transporte próprio ou se deslocam a pé, a pessoa deve responder porque prefere usar carro próprio ou contratado por aplicativos, por exemplo.
*Midiamax
Mín. 23° Máx. 39°