Ação Cidade Limpa irá recolher materiais insersivíveis de grande volume durante a próxima semana no bairro Caiçara, em Campo Grande. Atividade tem como objetivo recolher materiais que estão acomodados em quintais e são propensos a virarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No primeiro dia da força-tarefa, na segunda-feira (9), agentes comunitários do bairro e regiões próximas estarão auxiliando no recolhimento dos materiais. Nos demais dias da semana, ponto de coleta ficará na rua Aniceto da Costa Rondon.
Entre os materiais a serem recolhidos estão sofás, geladeiras, computadores velhos, máquinas de lavar e armários de ferro, além de diversos aparelhos eletrônicos e móveis de grande volume que não têm mais serventia. Estes itens, caso não sejam descartados corretamente, acumulam água a podem ajudar na profileração do mosquito.
Entulho, podas de árvore, lixo doméstico, carcaça de animais mortos e pneus não estão na lista para recolhimento.
A ação faz parte das estratégias adotadaspara controlar os índices das doenças provocadas pelo mosquito. Este ano a Capital enfrentou uma epidemia de dengue com pico de mais de 9 mil notificações somente em um mês. Como dezembro é marcado pelo retorno das chuvas, ações de prevenção são intensificadas.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°