Queridinho pelo público em 2014, quando "Império" foi ao ar pela primeira vez, o comendador José Alfredo foi um verdadeiro fenômeno no país. A novela, inclusive, foi responsável por salvar a audiência do horário depois do fracasso colossal de "Em Família", naquele ano.
Esses foram alguns dos motivos que levaram a TV Globo a escolher o folhetim de Aguinaldo Silva para tapar o buraco na faixa das 21h deixado pela pandemia, que provocou a impossibilidade de novelas inéditas. A trama também foi vencedora do Emmy, prêmio equivalente ao Oscar da televisão, na categoria 'melhor novela'.
Com o currículo de encher os olhos, a aposta de "Império" em 2021 parecia certeira. Sucedendo a reta final de "Amor de Mãe", a história de José Alfredo recebeu o horário em alta, mas derrubou e continua derrubando a audiência da faixa.
Semana após semana, os números ficam cada vez piores e a novela se encontra 'no vermelho'. Amargando baixos indíces, "Império" fechou o primeiro mês com média geral na casa dos 28 pontos, quatro a menos que os últimos capítulos de "Amor de Mãe".
Desde sua reestreia, em 12 de abril, o folhetim não conseguiu terminar uma semana sequer dentro da meta estabelecida pela TV Globo, de 30 pontos. O desempenho ruim levou a emissora a passar a tesoura e acelerar o andamento da trama.
Bastante cortada, "Império" é sala de espera para a inédita "Um Lugar ao Sol", ainda sem previsão de estreia. Independente da audiência, a edição da reprise deve andar conforme o andamento dos trabalhos da inédita e só será finalizada quando "Um Lugar ao Sol" estiver pronta para estrear.
Entre as obras reprisadas na faixa das 21h desde o início da pandemia, "Império" é a que acumula pior audiência. "Fina Estampa" estourou e seu primeiro mês conquistou média geral de 35 pontos em março e abril do ano passado.
"A Força do Querer" começou mal em setembro, mas suas primeiras semanas ainda registraram audiência um pouco superior à novela do comendador.
Ainda há tempo suficiente para que "Império" desfaça essa reputação negativa e se estabeleça no horário, assim como aconteceu com "A Força do Querer", que começou mal, mas terminou muito bem.
Enquanto isso não acontece, os números seguem dando dor de cabeça e sendo um problema para a emissora. Motivo de preocupação.
*Midiamax
Mín. 24° Máx. 38°