O Forte Coimbra será apresentado como candidato a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O projeto será desenvolvido durante evento realizado na terça-feira (22) e quarta-feira (23) no Câmpus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande.
A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a candidatura do Forte será apresentada no Conjunto de Fortificações do Brasil. O Forte Coimbra é uma construção localizada às margens do Rio Paraguai, na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, no distrito de Coimbra, município de Corumbá. A edificação é tombada pelo Iphan desde 1974 nos livros do tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. A ocupação de seu sítio data do último quarto do século XVIII quando da fixação de limites entre Portugal e Espanha por meio dos tratados de Madrid (1750) e de Santo Ildefonso (1777).
O núcleo original do Forte, o Presídio de Nova Coimbra, foi construído de paliçada em 1775, sofreu um incêndio, e em 1979 foi reconstruído com uma muralha de pedra. Sucessivamente atacado por guaicurus no final do século XVIII, por espanhóis em 1801 e por paraguaios em 1864, o Forte foi retomado em 1868. Após a Guerra da Tríplice Aliança, última batalha da qual o Forte de Coimbra foi alvo, ele foi reconstruído a partir das ruínas da muralha que restaram, compondo a atual configuração edificada.
O conjunto de edificações do Forte Coimbra reúne a capela, a casa de pólvora, um alojamento, pátios internos e a muralha com os baluartes. No local, há alguns canhões da Marinha. Atualmente o Forte é administrado pelo Exército Brasileiro, mantido pela 3ª Companhia de Fronteira, unidade militar da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste. Além de eventos militares, o local é aberto à visitação turística.
Reunião técnica
No dia 22 de maio as oficinas serão das 8h às 11h e das 14h às 16h e no dia 23 a partir das 9h. O local será o Auditório da Unidade III do Campus do Pantanal na Rua Domingos Sahib, 99 – Porto Geral.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°