Por conta da paralisação dos caminhoneiros deflagrada no início desta semana, já falta combustível em Campo Grande e outras cidades no interior do Mato Grosso do Sul. Além disso, vários setores do comércio enfrentam escassez de produtos. Por este motivo, algumas prefeituras já anunciaram que vão suspender a prestação de determinados serviços caso a situação não seja regularizada. Os municípios de Bonito e Aquidauana divulgaram nota informando a adoção de série de medidas administrativas que envolvem transporte escolar, de pacientes e coleta de lixo, por exemplo.
AQUIDAUANA
Localizada no Portal do Pantanal, a prefeitura de Aquidauana anunciou que a partir de segunda-feira, estão suspensas por tempo indeterminado as aulas na Rede Municipal, bem como o transporte escolar ofertado aos alunos. Tão logo a situação da paralisação for resolvida e os ônibus escolares tiverem combustível disponível, a Secretaria Municipal de Educação informará o calendário de reposições das aulas.
A Secretaria de Obras conseguirá realizar a coleta de lixo até quarta-feira, 30 de maio. Por outro lado, os demais serviços da pasta serão suspensos por tempo indeterminado até que o abastecimento seja normalizado. A Prefeitura de Aquidauana chegou a pedir que a população colabore visando diminuir a produção de lixo até que haja a condição de restabelecer as atividades.
A Secretaria de Saúde manterá apenas as ambulâncias para atender pacientes em situações de urgência e emergência. Assim, fica suspenso por tempo indeterminado qualquer tipo de transporte de equipes para áreas rurais, distritos, aldeias e zona urbana. A Assistência Social também suspenderá por tempo indeterminado as visitas técnicas e ações que demandam transporte.
BONITO
Principal rota do turismo sul-mato-grossense, Bonito também foi atingida. A prefeitura suspendeu por tempo indeterminado o transporte escolar rural e urbano em todas as linhas, mas as aulas normais não serão interrompidas. Para os alunos da área rural serão enviadas atividades de aulas programadas, com pesquisas e trabalhos, a fim de reduzir ao mínimo o prejuízo no desenvolvimento escolar.
A coleta de lixo será reduzida até amanhã. A prefeitura também pediu para a população a colaborar, reduzindo a produção de lixo e acondicionando o material em sacos plásticos de forma segura e adequada, até a regularização dos serviços. A Secretaria Municipal de Saúde realizará somente o transporte dos pacientes de alto risco, urgências e emergências. Será suspenso todo tipo de transporte.
A Secretaria Municipal de Assistência Social suspenderá as visitas técnicas-sociais. O Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural suspenderá por tempo indeterminado os atendimentos aos pequenos produtores rurais quanto ao preparo de solo e transporte de calcário, ração e insumos. A decisão foi tomada pela prefeitura, em comum acordo com as secretarias municipais. A prefeitura abrirá normalmente. As restrições dizem respeito apenas ao uso dos veículos devido à escassez de combustível.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°