O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) declarou situação de emergência para os tipos sanguíneos O- e O+. Há apenas uma bolsa de sangue do tipo O- e 15 bolsas de O+.
Com isso, faz apelo à população para que haja doações com mais frequência, pois abastece hospitais de Mato Grosso do Sul.
A prioridade é para coleta de sangue O-, O+ e A+, mas todos os outros tipos sanguíneos são bem-vindos.
A instituição, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, número 1.304, centro, está de portas abertas o dia todo neste sábado (22), das 7h às 17h.
O objetivo é ampliar o número de doações e o estoque de sangue. De acordo com a instituição, a coleta tem caído consideravelmente em tempos de pandemia.
A coordenadora do Hemosul, Marli Vavas diz que o momento é de ficar em casa, mas que as doações não podem parar.
“Estamos passando por um dos momentos mais críticos e todas as doações e tipagens são essenciais para continuarmos ajudando a salvar vidas daqueles que precisam”.
Infectados graves pela Covid-19 devem esperar por no mínimo seis meses para doar sangue.
Os contaminados leves precisam aguardar por um mês após o desaparecimento dos sintomas. Já pessoas que tiveram contato com casos confirmados, devem esperar cerca de 15 dias.
População que receber vacina contra a Covid-19 não deve doar sangue imediatamente após aplicação das doses.
Imunizados com a dose AstraneZeca devem esperar sete dias após aplicação para doar sangue, quem recebeu dose da Coronavac devem esperar apenas dois dias. Esse prazo vale para cada dose.
É recomendado que quem deseja doar sangue, doe antes de se vacinar contra a Covid-19. O objetivo é proteger o doador, o receptor e a qualidade do sangue.
As orientações são do Ministério da Saúde, Hemosul e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Hemosul está seguindo à risca todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.
Funcionários e doadores são obrigados a usarem máscara; há disponibilização de álcool gel; há limite de pessoas por ambiente e existe um esquema com fluxos de entrada diferenciados.
Também é possível fazer o agendamento para doar sangue para evitar aglomerações.
Os agendamentos podem ser feitos pelos números (67) 3312-1516, (67) 3312-1529, (67) 3322-4135 e (67) 99298-6316.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 39°