Nelson Cintra homenageia precursores da Rota Bioceânica com placa no Marco Histórico

Divulgação Nelson Cintra homenageia precursores da Rota Bioceânica com placa no Marco Histórico

Um dos protagonistas do Corredor Bioceânico (Atlântico-Pacífico), integrando um movimento há mais de duas décadas pela integração da isolada fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, registrou com uma placa comemorativa a viagem realizada entre nos dias 19 e 25 de novembro pela delegação de onze chefes do Executivo municipal de MS a Antofagasta, no Chile.


No retorno da cidade portuária chilena, onde a comitiva de Mato Grosso do Sul participou do 2º Fórum Internacional do Corredor Bioceânico, o prefeito murtinhense colocou uma placa no marco histórico instalado em madeira da espécie quebracho no cruzamento das rodovias paraguaias que dão acesso ao Brasil, Argentina e Bolívia. O local é chamado de Cruzeiro Dom Silvio e o monumento registrou a primeira viagem dos sonhadores da rota, em 1996.


“Estamos vivenciando mais um momento histórico na efetivação desse sonhado corredor, que hoje está se tornando realidade graças ao comprometimento do Brasil e do Paraguai na construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai e na pavimentação da rodovia do chaco paraguaio no extremo das duas fronteiras (com o Brasil e Argentina)”, declarou o prefeito. “Finquei esse marco com grandes líderes latinos, como o hoje senador chileno Jorge Soria.”


Cintra disse, emocionado, que a placa simboliza mais que um registro da passagem da comitiva sul-mato-grossense e presta uma homenagem àqueles que, como ele, sonharam com a integração latino-americana e nesse ambicioso projeto do corredor comercial interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. O marco, segundo ele, tem uma simbologia de união entre os povos latinos em prol do desenvolvimento da então esquecida fronteira Brasil-Paraguai.