A RedeTV!, em parceria com a revista IstoÉ, promove nesta sexta-feira, 17, o segundo debate entre os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018. O encontro começa as 22 horas e tem duração prevista de duas horas, com a presença de oito postulantes ao Planalto.
Assim como no debate da semana passada, organizado pela TV Bandeirantes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso pela Operação Lava Jato na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, não estará presente. Na quinta-feira, o ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou um pedido da defesa do petista para que ele pudesse participar, presencialmente ou por videoconferência, alegando que a Justiça Eleitoral não pode intervir na situação criminal do ex-presidente.
Sem Lula, que ainda tenta recorrer da decisão do ministro Banhos até o início do debate, a RedeTV! optou por deixar um púlpito vazio com a identificação do ex-presidente no palco do encontro, fazendo uma menção à ausência no primeiro bloco do evento. A emissora também não pretende aceitar um representante do petista, como seu candidato a vice-presidente, Fernando Haddad (PT). A Band, organizadora do primeiro debate entre presidenciáveis, não deixou nenhum tipo de identificação visual relacionada a Lula na semana passada.
Dessa forma, estarão presentes os candidatos de partidos ou coligações que possuem um mínimo de cinco parlamentares, entre deputados federais e senadores, no Congresso Nacional. São eles: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). Além de Lula, não participarão do debate os candidatos João Amoêdo (Novo), José Maria Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).
Mín. 16° Máx. 20°