O general do Exército, José Luiz Dias Freitas transmitiu a coordenação do Comando Militar do Oeste (CMO), para o general Lourival Carvalho Silva, que recentemente comandou a 5ª Divisão de Exército, na cidade de Curitiba (PR) e anteriormente, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, na manhã desta segunda-feira (20).
O novo comandante do CMO explica que dará continuidade ao plano traçado pelo atual comando, e, acredita na eficácia da atuação conjunta do Exército, Marinha e Aeronaútica.
"Tenho convicção de que as três forças armadas trabalhando juntas terão condições de auxiliar a secretaria de segurança pública, principalmente com apoio logístico e de inteligência", observa.
Questionado sobre a continuidade da operação Ágata, o general Carvalho, revela que fez parte da equipe que implantou o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), no município de Dourados.
"Tive a oportunidade de acompanhar todo início do Sisfron em Dourados, no ano de 2012, e apesar da previsão de recurso divulgado na época ter diminuido, acredito que conseguiremos alcançar as metas de controle, prevenção e monitoramento da segurança nas cidades que fazem fronteira seca com o Paraguai", avalia o comandante.
HISTÓRIA
O Comando Militar do Oeste (CMO) foi criado em 1821, no estado de Mato Grosso, no período do governo das Armas e abrange na atualidade, mais duas unidades da federação: Mato Grosso do Sul e Goiás.
É responsável pela segurança da área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Dispondo de organizações militares blindadas, mecanizadas, motorizadas e de fronteira que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°