Um dos maiores sonhos do futebol brasileiro se tornou realidade há dois anos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Após empate por 1 a 1 com a Alemanha no tempo normal e na prorrogação e vitória nos pênaltis, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro olímpica pela primeira vez, no dia 20 de agosto de 2016.
O time estava reforçado com Neymar, Renato Augusto e o goleiro Wéverton, e tinha como técnico Rogério Micale. Na campanha até a medalha, foram dois empates por 0 a 0 com África do Sul e Iraque, nas duas primeiras partidas da fase de grupos. Na terceira partida, vitória de 4 a 0 sobre a Dinamarca, o que garantiu o time com a primeira colocação da chave.
A seleção chegou à final com vitórias sobre Colômbia (2 a 0) e Honduras (6 a 0), nas quartas e semifinal. A decisão foi com a Alemanha, que atropelou o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo em 2014.
Na final, Neymar fez o gol de falta, e Meyer empatou no segundo tempo. Nos pênaltis, as oito primeiras cobranças foram convertidas. Petersen, artilheiro alemão no torneio, fez a quinta cobrança e Wéverton defendeu. Então Neymar converteu e garantiu a primeira medalha de ouro olímpico. Essa foi a quarta final da seleção em olimpíadas – medalha de prata em 1984, 1988 e 2012.
*Placar
Mín. 23° Máx. 39°