O prefeito Hélio Peluffo Filho aproveitou a reunião de abertura do ano letivo, com mais de 1.200 profissionais de educação de Ponta Porã, e anunciou que o senador Waldemir Moka garantiu recursos extra orçamentários de R$ 2 milhões para a reforma e ampliação de quatro grande escolas municipais.
Serão ampliadas e reformadas com esses recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino), as escolas municipais João Pinheiro Marques com 650 alunos; Marcondes Pereira, com 529 alunos; Conceição Capiberibe Saldanha com 270 alunos e Prefeito Adê Marques, onde estudam quase 700 crianças. As obras vão beneficiar mais de 2.100 alunos de um total de 12 mil da rede municipal de ensino.
O prefeito agradeceu ao senador que teve a sensibilidade de aportar esses recursos ao verificar o estado precário das escolas municipais, que foram abandonadas no ano passado, sem nenhuma intervenção do município. Moka visitou o gabinete do prefeito, reuniu-se com a equipe técnica e construiu o caminho para o investimento se realizar em 2017.
Na abertura do ano letivo, a Prefeitura exibiu para os professores um vídeo onde fica retratado o abandono dos prédios públicos municipais, o sucateamento do maquinário e um enorme prejuízo por conta da necessidade de recuperar o patrimônio.
Hélio disse que a Prefeitura vai destinar recursos emergenciais para a recuperação das escolas e fará obras importantes nestes quatro estabelecimentos de ensino que são escolas polo e que têm um grande número de alunos matriculados.
Outra meta da Prefeitura de Ponta Porã é instalar aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula das escolas municipais, melhorando o conforto e contribuindo para o aprendizado dos alunos. Para isso, a Prefeitura vai contar com as emendas parlamentares dos deputados estaduais e também com o apoio da bancada federal.
Peluffo disse que a educação é a base da formação do cidadão, é o caminho para sua independência, para proteção da saúde e crescimento da cidade como um todo.
Mín. 22° Máx. 37°