Senador Professor Pedro Chaves (PSC/MS) foi eleito ontem vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. A escolha dele foi por aclamação. O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) acabou reeleito como presidente.
"Eu sei que o momento é de muita turbulência, mas é fundamental darmos celeridade ao processo. Vamos solicitar à Procuradoria Geral da União e ao Supremo Tribunal Federal os nomes de todos os parlamentares envolvidos e os tipos de investigação, porque precisamos dar fim a esse impasse", declarou o senador em seu discurso.
O Conselho de Ética que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra os senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do mandato e cassação do mandato.
Ao todo, 15 integrantes titulares e mesmo número de suplentes fazem parte do Conselho. Eles são eleitos para mandatos de dois anos e seguem o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre partidos políticos ou blocos parlamentares.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 40°