Marcada por um trânsito caótico nos horários de pico, a rotatória que liga as Avenidas Três Barras, José Nogueira Vieira e Rua Marquês de Lavradio passará por um reordenamento de via, com previsão de retirada da rotatória para instalação de semáforos. O anúncio é um sinal de alivio para quem convive na região, e sente de perto a falta de mobilidade e a imprudência do motorista campo-grandense.
Para quem já morou próximo da rotatória e hoje trabalha quase em frente, a simples tarefa de estacionar o carro e chegar ao serviço torna-se árdua e teste de paciência. “Eu tenho que subir na calçada do posto, pedir passagem e esperar que alguém pare”, disse Patricia hartkopf, de 28 anos, gerente de uma marmoraria.
Ela ainda acrescenta que o local é palco frequente de colisões, freadas bruscas e falta de bom senso pro parte de alguns motoristas. “De manhã é complicado, mas a tarde é pior. Direto você escuta freada e acontece muitas batidas, tem gente que passa direto. Ou tem aquele que para em duas faixas”, disse ela.
A medida promete ser um alívio e um divisor de águas na vida dos usuários. “Vai ser muito bom se for igual àquela rotatória da Coca-Cola. Aqui você tem que esperar e é onde começa o problema, porquê ninguém tem boa vontade”, finalizou.
Esperando para abastecer a moto, Jose Valdemir, de 56 anos, passa pela rotatório quase todo dia e também sente a falta de respeito com o próximo. “As 17h da tarde o trânsito aqui fica só por Deus. Venho do serviço e Já vi várias batidas. “Vai ficar melhor com semáforo, do jeito que está o pessoal não respeita”, disse ele.
Batendo ponto todos os dias na rotatória, o vendedor ambulante Francisco Lacerda de 35 anos, popularmente conhecido como Paraíba, enxerga a imprudência como um dos principais problemas da região.
“O pessoal sai da avenida Três Barras e entra na contramão, na Rua Marquês de Lavradio. Isso acontece com carro e moto, um dia subiu uma mulher e um homem de moto pela contramão, vinha um caminhão e passou por cima da moto, não sei como eles pularam da moto, foi deus”, disse ele.
A esperança de Lacerda é que o reordenamento melhore a situação e a facilite o trânsito na região. “Aqui tem muito acidente e acho que vai ficar melhor. Vai dividir o movimento, tem muita gente que não consegue entrar na via e com sinaleiro, fechou você vai ter sua chance. De 1000 tira um que reduz pra outro passar”, finalizou.
Conforme a prefeitura, o início das obras vai depender do processo de licitação. A expectativa é que em novembro seja possível dar início ao projeto. No local passam mais de 30 mil veículos todos os dias provocando congestionamentos, principalmente nos horários de pico. O projeto prevê a retirada da rotatória, instalação de 2 conjuntos semafóricos, com 20 porta-focos e adoção da mão-única em uma quadra da Rua Domingos Jorge Velho.
De acordo com o executivo, em parceria com o governo do Estado, serão investidos R$ 977.768,16 nas intervenções, que incluem a pavimentação de um trecho de 200 metros das Ruas Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras).
*Midiamax
Mín. 23° Máx. 39°