Não é de hoje que há reclamações sobre a falta de cuidado com a manutenção de praças e vias públicas de Campo Grande. Uma das principais opções de lazer da população, a Orla Morena, não escapou do descaso. O local, que se tornou um dos pontos preferidos de pichadores e vândalos. Por iniciativa própria, um casal decidiu ‘dar um tapa’ no visual da região.
Em uma tentativa de restaurar o paisagismo do local, um casal de voluntários passou a manhã de hoje pintando bancos, muros e canteiros. Marco Antonio de Carvalho e Valquíria Pereira Carneiro nem são moradores da região, mas resolveram arregaçar as mangas com o intuito de preservar o parque.
A Orla Morena foi inaugurada em dezembro de 2010 e, desde então, jamais passou por uma revitalização. “Eu acho que toda ação voluntária começa com a boa vontade. Vai chamando atenção e agregando mais pessoas”, disse Valquíria, que espera da população maior conscientização.
Marco Antonio disse que só com as tintas foram gastos R$ 480. “Quando a gente busca fazer o bem, não tem dinheiro que paga”, comentou. O primeiro objetivo é deixar a área próxima do parquinho pintada até amanhã.
A iniciativa chamou atenção dos frequentadores. O aposentado Clemesio Oliveira fez questão de parabenizar o casal. “Muito bom saber que ainda existem pessoas que pensam no coletivo. Isso até me comoveu. Faço questão de querer ajudar. Não tenho condições de comprar as tintas, mas posso ajudar a pintar”, falou.
Além de doações de tintas, eles pretendem fazer um mutirão para ‘salvar’ a Orla. Entre as atividades a serem feitas estão recolher sujeira, lavar a calçada e consertar os brinquedos do parquinho.
Hoje, o escorregador não é mais utilizado pelas crianças por estar quebrado. Na academia ao ar livre, alguns equipamentos foram destruídos por vândalos. Até corrimão de escadas já foram arrancados.
Frequentadores da Orla denunciam que as depredações ocorrem geralmente aos fins de semana, quando o local recebe pessoas das mais diversas regiões da cidade.
(Fonte: O Estado Online)