Os incêndios florestais que têm assolado nos últimos dias a região de Bela Vista, município localizado na fronteira com o Paraguai, a 324 quilômetros de Campo Grande, requerem a presença constante do Corpo de Bombeiros. Por este motivo, o MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou ao Governo do Estado e à administração municipal, em caráter de urgência, que concluam em 20 dias as obras de instalação de uma sede da corporação no local.
Segundo o promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e o Corpo de Bombeiros firmaram termo de cooperação técnica com a Prefeitura para instalação de uma seção comunitária visando atividades de combate a incêndios, buscas e salvamento, bem como atendimento a ocorrências pré-hospitalares, trabalhos de prevenção e apoio aos serviços executados pela Defesa Civil.
No entanto, o prédio destinado ainda não está pronto e, segundo o município, deveria ter sido entregue entre junho e julho deste ano. Neste sentido, o promotor reforçou a importância de celeridade nas obras, uma vez que os incêndios têm atingido vários bairros como Agesul, Nova Bela Vista, Jardim Boa Vista, Cohab e Antônio João, além da área interna do Regimento de Cavalaria, bem como propriedades rurais dos assentamentos Santa Marina, Nossa Senhora de Fátima e região de Alto Caracol, colocando em risco várias famílias e causando a morte de animais silvestres.
Apesar de o município de Bela Vista possuir 113 anos de existência e uma população de, aproximadamente, 25 mil habitantes, além da população flutuante residente no lado paraguaio, em Bella Vista Norte-PY, ainda há à disposição um quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, o promotor destacou que a unidade do Corpo de Bombeiros a ser instalada poderá atender também o município de Caracol.
Atualmente, a unidade mais próxima de Bela Vista fica localizada em Jardim, a 90 quilômetros de distância, inviabilizando o atendimento às demandas urgentes dos outros municípios mencionados. Além das recomendações já citadas, foi recomendado que o Estado disponibilize, além de uma unidade de resgate, como previsto no Termo de Cooperação, um veículo Auto Bomba Tanque (ABT), para ser empregado no combate a incêndios, haja vista as diversas ocorrências de incêndios na região.
*MIdiamax
Mín. 23° Máx. 39°