Cerca de 400 famílias estão sendo retiradas da área conhecida como Cidade de Deus, na região do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. A desocupação nesta manhã, 7, segue tranquila, com presença da Guarda Municipal, Batalhão de Choque da Polícia Militar e funcionários da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha).
Ninguém é contra a reintegração, desde que valorize os moradores e respeite os direitos humanos”, afirma a missionária Delair Coelho, que se diz preocupada por não saber para onde vai. Insegurança também de Erika Tales Gregório, que tem dois filhos, que estão na creche. “Se for tirar de uma favela pra colocar em outra, deixa a gente aqui mesmo”, fala a jovem. A transferência dessas famílias conta com o auxílio de vans, ônibus e caminhões, podendo demorar dias.
No local onde serão encaminhados, os moradores passarão a contar com água encanada, luz, e receberão cesta básica assim que entrarem nas moradias. Também vão assinar um contrato provisório para compra das casas e terão acesso a um subsidio maior. De acordo com as informações da prefeitura, 300 famílias serão encaminhadas para três bairros, ainda não divulgados. Os terrenos são 10 por 20. Outras 90 serão retiradas da Cidade de Deus, mas não contarão com o apoio da prefeitura.
São famílias que não tem condições para pagar as casas populares. As famílias terão crédito no Banco Canindé para poder comprar materiais de construção para poder construir suas novas casas agora de alvenaria. Além dessa ajuda a prefeitura ainda vai subsidiar os terrenos que será divido o valor entre o morador e a prefeitura. O morador poderá pagar esse terreno em pequenas prestações ao longo dos anos.
(Fonte: Diariodigital)
Mín. 15° Máx. 30°