Nesta quarta-feira (23), professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede estadual e municipal de educação, participaram do projeto de educação ambiental do Programa Agrinho na Escola Odete Ignêz Resstel Villas Boas com a presença da equipe diretiva da escola, prefeito Gerson Garcia Serpa, Secretária Alzira Claudia, Sr. Nelson, diretor do Sindicato Rural de Nioaque e equipe de instrutores do Senar.
O objetivo do programa é a orientação dos professores durante a capacitação, para que possam elaborar projetos pedagógicos que visem à inclusão de temas relacionados ao meio ambiente no dia-a-dia da sala de aula. Entre os temas propostos pelo Programa aos professores estão o uso do solo, da água, resíduos sólidos, agrotóxicos, agricultura, biodiversidade e mudanças climáticas. Os docentes terão o restante do ano para desenvolver seus projetos e envolver os alunos nas ações.
O Agrinho nasceu em Mato Grosso do Sul, inspirado em um programa de mesmo nome desenvolvido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Senar Paraná. Hoje, é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar. Desenvolvido em parceria com prefeituras, secretarias estadual e municipal de educação, agricultura e meio ambiente e instituições privadas. O Agrinho dá suporte aos docentes, oferecendo temas relevantes ligados ao meio ambiente para dentro das salas de aula. A intenção é garantir que as crianças, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que as façam desenvolver a consciência ambiental.
Para o prefeito Gerson Garcia, com esse programa os alunos além de aprender, repassam o conhecimento para a família. “Grande parte dessas crianças são de filhos de produtores e trabalhadores rurais. Os que eles aprendem na escola levam para dentro de casa e acabam corrigindo os pais, especialmente informando sobre o alto índice intoxicação no campo devido ao uso inapropriado de defensivos agrícolas e a preservação do ambiental.”
Mín. 20° Máx. 36°