O terminal portuário de Porto Murtinho reiniciou suas atividades ontem (06.03) ao receber a primeira parcela de um total de cerca de 30 mil toneladas de soja, com perspectivas de atingir 40 mil, a serem exportados, em duas etapas. Um comboio formado por 20 carretas encontra-se descarregando. Cada carreta, com capacidade para transportar 37 toneladas do produto, é descarregada em pouco mais de cinco minutos.
Antecedendo ao inicio da descarga, o prefeito Heitor Miranda dos Santos, acompanhado dos vereadores Ailton Sanches, Carlos Heitor, Fabio Santos, Maria Donizete e Sérgio Bacha, além de servidores da área de agricultura e produção, se reuniu com o diretor presidente da Agência Portuária de Porto Murtinho Michel Chaim, oportunidade em que parabenizaram pelos contratos celebrados e que dão condições de operação ao porto e, com isso agilizando o desenvolvimento local e propiciando geração de emprego e renda.
No decorrer da conversa, Chaim deixou claro que a visão administrativa de Heitor “que fomenta e impulsiona a continuidade dos trabalhos é que não deixou cair as atividades do empreendimento”. Comentou que a credibilidade das ações é um dos fatores principais para que investimentos ocorram. Lembrou que a ajuda do poder público estadual, com a criação de incentivos fiscais e implantação da paridade foi imprescindível ao bom desenvolvimento das ações no porto.
Chaim fez questão, também, de lembrar que é interessante para o Estado a utilização das vias multimodais e para o produtor a exportação fluvial com o barateamento do frete além de encurtar as distâncias e o tempo para chegar aos mercados consumidores.
Prefeito, vereadores e o empresário enumeraram benefícios que o porto, estando em operação, traz para o município. Sem esquecer a responsabilidade advinda, uma vez que a administração se vê obrigada a melhorar os serviços prestados, como o caso da estrutura viária, serviços de saúde, além da necessidade de expandir as possibilidades de acomodação e alimentação das pessoas que chegam em função do transporte de cargas.
Além da movimentação de saída produtos, o porto deverá ser movimentado, também pela chegada, principalmente de insumos. Há expectativa de recebimento de, pelo menos, 10 mil toneladas de fertilizantes importados pela Bunge.
Alfandegamento - Por se tratar de uma atividades alfandegadas, agentes da Receita Federal estiveram, na terça-feira, realizando inspeção nas instalações de maneira a ter garantia de que os trabalhos se desenvolverão sem qualquer solução de continuidade. De acordo com avaliação dos agentes, está tudo dentro as exigências não havendo qualquer preocupação para o recebimento das mercadorias.
Mín. 22° Máx. 35°