Nesta segunda-feira, 30 de maio de 2016, Jardim estendeu a campanha de vacinação contra Influenza B, H1N1 e H2N3 para toda população (ver foto no Posto Central Nestor Pereira – Vila Angélica I). Até hoje, haviam sido efetuadas 5.017 doses aos grupos prioritários (gestantes, idosos, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, indígenas, população prisional, trabalhadores de saúde); mais 1.263 doses aos portadores de comorbidades, totalizando 6.282 doses. A este número, acrescentou-se 1.200 doses – totalizando 7482 – para população em geral. Há muita procura em diversos postos de Jardim pela vacina.
O prefeito do município de Jardim, Erney Cunha Bazzano Babosa, encontra-se em Campo Grande tentando conseguir mais doses da vacina junto à secretaria estadual de saúde, “e se for necessário, voltarei aqui mais vezes para conseguir mais vacinas. O que estiver ao meu alcance, vou fazer – estou fazendo” – afirmou.
Em 2016, segundo a secretaria municipal de saúde, o município contabilizou 13 casos suspeitos de H1N1. Desse total foram confirmados 6 casos com uma morte. Das cinco pessoas do município com a doença, três estão fazendo o tratamento em Campo Grande e duas em Jardim. Na cidade, uma está internada no Hospital Marechal Rondon e a outra está sendo medicada em casa.
O prefeito Erney Barbosa frisa que “não há motivo para desespero, outro dia foi realizado encontro entre profissionais da saúde municipal e estadual para das medidas contra a gripe, e as ações tomadas pelo nosso pessoal da saúde foram elogiadas pelas especialistas da secretaria estadual” – explicou.
O problema da pouca dose de vacinas não é “uma exclusividade de Jardim, nem do Mato Grosso do Sul ou do Brasil, é um problema mundial pois os laboratórios não estão vencendo a demanda” – disse a coordenadora de imunização de Jardim, Cláudia Tavares.
[gallery size="full" columns="2" link="file" ids="30375,30376"]
Mín. 22° Máx. 35°