Na manhã de ontem (22) aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo F. Monteiro a cerimônia de entrega da premiação e certificados aos contemplados do I Prêmio Literário Estudantil Hebe Martinez, uma realização da Associação dos Escritores do Sudoeste de Mato Grosso do Sul Poeta Manoel de Barros –ASSESMS-PMB – junto aos estudantes das redes municipal e estadual de ensino.
Presentes ao evento o vereador Álvaro Ribeiro Fernandes – apoiador do evento-; o secretário municipal de turismo e cultura, José Luis Dentinho – representando o prefeito do município Erney C. Bazzano Barbosa; o comandante da 4ª Cia.- Major Carlos Alberto G. Magalhães; a coordenadora Márcia Neves, representando a secretária municipal de educação, Vanda Camargo Brandão; as diretoras das escolas municipais Leonice Costa, Mariley Cardoso; a diretora do departamento de projetos, Maria Alcinda Paná; o secretário municipal de esportes, lazer e juventude. Vladimir Douglas Baptista; as diretoras do EE Cel. Rufino, Kennya a. Flores de Lima e Juci Saltiva; a diretora adjunta da EE Cel. Juvêncio, Naiély Armoa Jara; as coordenadoras Adriana Gimenes, Fátima Nolasco, Maria Pleutin Miranda; os membros da ASSESMS Mariza Rita Zamora, Rita Carmem Braga Lima e Marcus Antônio Ruiz.
O concurso premiou três categorias – poesia, prosa e história em quadrinhos – para estudantes das séries finais da Rede Municipal de Ensino e do ensino médio da rede estadual de ensino sob o tema “Jardim no tempo do serviço de alto-falante Petegenes”. O presidente da ASSESMS – James Jorge Barbosa Flores - disse que a “premiação é um incentivo ao estudante para escrever, pesquisar, conhecer a história e cultura de Jardim. É um esforço par que as novas gerações não se esqueçam nem deixem morrer fatos, elementos culturais, usos e costumes importantes, simbólicos e demarcatórios do passado que ajudaram a construir a sociedade que hoje vivemos”. As apresentações musicais foram executadas pela Banda Cabral, regida pelo maestro Paulo Henrique Agapito Rodrigues, da EM Major Alberto Rodrigues da Costa, que apresentou canções tocadas no tempo do Petegenes – anos 60,70 e início dos 80 - em Jardim.
Os agraciados com o I Prêmio Literário Estudantil Hebe Martinez 2016 foram os seguintes: - Rede Estadual-POESIA: 1-“Jardim Anos Dourados” de Camila Fernandes Lescano 1º Ano A – EE Cel. Juvêncio; 2 -“Bons Tempos” de Nélson Bruno Ribeiro – EE Cel. Rufino; 3-“Quatro alto-falantes” de João Daniel Coelho da EE Cel. Rufino. PROSA: 1- “O Viajante Pedro” de Luiz Vilalba da Silva Gaona – EE Cel. Juvêncio; 2- “Memórias Profundas” de Graziele Notário – EE Cel. Rufino; 3-“Doces Lembranças” de Camila Alcântara – EE Cel. Juvêncio. HQ – história em quadrinhos: 1-“Jardim – O Petegenes” de Gustavo Fernandes – EE Cel. Rufino; 2-(Sem Título ) de Vívan Gabriele Ribeiro Segovia – EE Cel. Juvêncio;3-( Sem Título) de Maycon Douglas - EE Cel. Juvêncio. Rede Municipal: Poesia: 1-“Petegenes, o Meio de Comunicação” de Marinete Espinosa – 8º Ano da EM Prefeito Estácio Cunha Martins; 2-“Viagem nas Lembranças” de Irineu Vitor Martins Ghisoni do 8º Ano da EM Zeus Benevides.3-“Petegenes e a cultura do povo da nossa região” de Brunieli Benites da Silva, 8º Ano da EM Prefeito Estácio Cunha Martins.Prosa:1-“Bons Tempos” de Luiz Guilherme Souza Carstens – da 9º Ano da EM Zeus Benevides.HQ – história em quadrinhos:1-(Sem Título) de Irineu Vitor Martins Ghisoni – aluno do 8º ano da EM Zeus Benevides; 2- ( Sem Título) de Milena Lopes Rossi – aluna do 8º Ano da EM Zeus Benevides;3- “Aula de Petegenes” de Adir Camargo Gomes, aluno do 7º Ano da EM Prefeito Estácio Cunha Martins.
Para o secretário municipal de cultura, José Luis Dentinho “eventos como este só engrandecem a cultura municipal, fazendo o jovem pensar e reviver as belas histórias e aspectos culturais que caracterizam Jardim” – afirmou. O vereador Álvaro Ribeiro Fernandes falou que “o apoio e incentivo à cultura e educação, a literatura em especial, é uma medida que deveria ser mais difundida entre os legisladores e todo o poder público. Pesquisar e saber sobre nossa história só nos faz mais fortes para construir e enfrentar os desafios que nossa sociedade nos apresenta” – considerou.
[gallery columns="2" link="file" size="full" ids="32184,32185,32187,32188"]
Mín. 22° Máx. 35°