Dois dos escritores de fantasia mais populares da atualidade, Stephen King e George R.R. Martin, se encontraram na última semana para um debate na cidade de Abulquerque, nos Estados Unidos, que foi publicado na íntegra na internet nesta terça-feira. Durante a longa conversa, o criador de Game of Thrones resolveu discutir a grande diferença entre os dois, a velocidade com que escrevem histórias. "Como você consegue escrever tanto e tão rápido? Eu penso, 'Oh, eu tive realmente bons seis meses, escrevi três capítulos!' E você terminou três livros no mesmo período", questionou Martin, que é conhecido por demorar anos para lançar um novo livro.
King riu e explicou que tenta escrever três ou quatro horas por dia, e produzir uma meia dúzia de páginas. "Há livros e livros. Então, se o manuscrito tem 360 páginas, o trabalho dura dois meses, mas isso supondo que esteja tudo indo bem", explicou o mestre do terror.
Ainda impressionado, Martin continuou: "Você nunca tem um dia em que senta e é como prisão de ventre, nada sai? Você escreve uma frase e a odeia, então você verifica o seu e-mail e se questiona se tinha algum talento, ou que talvez deveria ter virado um encanador? Você não tem dias assim?" King foi sucinto e disse que não, mas que às vezes assuntos externos atrapalham o seu trabalho. O autor de terror também disse simpatizar com Martin sobre a pressão que ele recebe dos fãs para lançar os novos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo - que deram origem a série Game of Thrones. "As pessoas gritam com você e dizem: 'queremos o próximo livro, queremos o próximo livro imediatamente'. Eles são como bebês", afirmou King.
George R.R. Martin publicou o primeiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo em 1996, e a quinta parte, Dança dos Dragões, foi lançada em 2011. Desde então, o autor está trabalhando no novo livro,The Winds of Winter, que não tem previsão de quando vai ficar pronto. O atraso de Martin obrigou a HBO a seguir com a adaptação na televisão para além dos acontecimentos dos livros - mas com a consultoria do escritor. Nos últimos cinco anos, Stephen King escreveu seis livros, incluindo a trilogiaBill Hodges, cujo primeiro volume, Mr. Mercedes, já está disponível no Brasil.
Confira abaixo a conversa (em inglês) de quase uma hora entre os dois escritores:
https://youtu.be/v_PBqSPNTfg
Mín. 23° Máx. 39°