A Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Porto Murtinho trocou de comando na manhã desta quarta-feira, 27.
Durante dois anos o capitão-tenente Alexandre Brandão da Silva comandou a Agência Fluvial de Murtinho desenvolvendo um intenso trabalho de aproximação da Marinha com a comunidade para a disseminação de conhecimentos importantes para a navegação aquavirária. Outro fato importante desenvolvido pelo ex-comandante Brandão foi sem dúvida nenhuma a reativação do projeto “Esporte é Vida” onde crianças da rede pública aprendem a pratica o esporte marcial karatê.
Após proferir agradecimentos às autoridades, instituições, associações de pescadores, companheiros de trabalho o comandante é exonerado do comando sendo transferido para a cidade de Brasília, capital federal da república onde vai prestar serviços.
Agora quem assume o posto para dar continuidade ao trabalho é o capitão-tenente Sandro Silvestri que terá a responsabilidade de comandar uma agência que abrange 39 municípios de Mato Grosso do Sul além de cobrir 172 km de rios de jurisdição dessa unidade militar hidroviário.
A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo comandante da Capitania dos Portos do Pantanal, o capitão de Fragata Carlos Rodrigo Cerveira, que na ocasião destacou os atributos do capitão-tenente Brandão como caráter, dedicação e responsabilidade e agradeceu pelo serviço bem representado à Marinha do Brasil neste rincão do país.
A solenidade foi prestigiada por autoridades militares – representantes da 2ª Companhia de Fronteira, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar Ambiental e componentes da Armada Paraguaia da cidade de Vallemí e Isla Margaritas.
Na cerimônia se fez presente autoridades civis, o juiz da comarca Dr. César Fidel Volpe, da Promotora de Justiça Dra. Karina Vedoatto, do prefeito municipal dos vereadores Edicarlos Lourenço (PSDB), Marco Andrei Guimarães (PR) e de Maria Donizete dos Santos (PT), de empresários e militares da reserva.
O ex-comandante deixa a cidade de Porto Murtinho com o sentimento de dever cumprido destacou Brandão em seu discurso de despedida do Comando da Agência Fluvial de forma emocionada.
O novo comandante da Agência afirma que dará continuidade os trabalhos deixados pelo antigo comandante e será o elo entre a Marinha do Brasil e a comunidade através de ações que envolvam as duas partes, mas sem abrir mãos da responsabilidade de salvaguardar a soberania marítima e da preservação dos rios e da fiscalização náutica.
[gallery link="file" size="full" ids="35565,35566,35567,35568,35569,35570,35571,35572,35573,35581,35582,35583,35584,35585,35586"]
Mín. 22° Máx. 35°