O PSDB, partido do governador Reinaldo Azambuja, lançou candidatos a prefeito em 56 dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, segundo balanço divulgado pela assessoria de imprensa do partido. Desse total, 11 das composições foram feitas com chapa pura, ou seja, candidatos a prefeito e vice do PSDB.
Tucanos também emplacaram na disputa eleitoral 18 candidatos a vice-prefeitos em composição com partidos aliados. Em Campo Grande, o partido está na disputa pela prefeitura com a vice-governadora Roseane Modesto. Ela tem como vice Cláudio Mendonça, do PR.
O governador Reinaldo Azambuja já gravou participação no programa eleitoral da vice-governadora. O material será veiculado em rádios e canais de televisão a partir do dia 26 de agosto. Além do PR, a coligação Juntos por Campo Grande conta ainda com PDT, PSB, PRB, PSl e SD.
No interior do Estado, PSDB também disputa com candidatura própria a prefeitura das maiores cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Foram lançados candidatos também em Jardim, Bonito, Aquidauna, Ladário, Bataguassu, Nova Andradina, Sidrolândia, Itaporã, Ivinhema. Em Dourados, o tucano na disputa é o deputado federal Geraldo Resende. O vice é Rogério Iuri Farias, do PSB. Em Corumbá, o PSDB disputa a prefeitura com Ruiter Cunha de Oliveira, ex-prefeito do município.
O vice é Marcelo Iunes, do PTB. Em Três Lagoas, o deputado estadual Angelo Guerreiro concorre à prefeitura pelo PSDB, tendo como vice o empresário Paulo Salomão, do mesmo partido. Em Maracaju, cidade que já foi administrada pelo governador, o PSDB indica o vice, Joares Aparecido Sanches, na chapa encabeçada por Maurilio Azamabuja, ex-prefeito do município, filiado ao PMDB.
Gestão - O Presidente do Diretório Estadual, deputado federal licenciado e Secretário de Fazenda de MS, Márcio Monteiro, avalia que o partido está se solidificando devido as propostas sérias de gestão. Monteiro disse ainda que as eleições de 2016 são o primeiro passo para que o PSDB possa, mais uma vez, repor o Brasil nos trilhos.
"O PSDB cumpre papel fundamental há muitos anos no Brasil. Nas experiências que teve em Mato Grosso do Sul, e agora no comando do Governo do Estado, vem mostrando uma gestão austera, onde o social sempre está em harmonia com o capital, promovendo desenvolvimento. Esse ano é eleitoral em vamos estar elegendo prefeitos e vereadores nas mais de cinco mil cidades do País", informou Monteiro.
Mín. 23° Máx. 40°