O prefeito eleito João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira o nome de mais oito secretários da sua gestão. São eles: Caio Megale (Fazenda), Wilson Poit (Desestatização e Parcerias), Sergio Avelleda (Transporte e Mobilidade), Fábio Santos (Comunicação), Soninha Francine (Desenvolvimento Social), Heloisa Proença (Desenvolvimento Urbano), Julio Serson (Relações Internacionais) e Daniel Annemberg (Tecnologia e Inovação).
Com o anúncio, o prefeito já presentou treze novos secretários. Ainda faltam nove. Durante a campanha, Doria disse que diminuiria o número de pastas de 27 para 20. Após após ser eleito, no entanto, refez o cálculo para 22 secretarias. Duas foram criadas – Desestatização e Parcerias e Tecnologia e Inovação.
Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Caio Megale fez carreira no mercado financeiro. Integrava a equipe econômica do Banco Itaú Unibanco desde janeiro de 2011. Antes, teve passagens pelo Lloyds Bank, Gávea Investimentos e Mauá Investimentos. Colunista do jornal Valor Econômico, é defensor da PEC 241, que impõe um teto aos gastos públicos e está para ser votada no Senado. A pasta que ele assume mudará de nome de Secretaria das Finanças para da Fazenda.
Engenheiro de formação, Wilson Poit trabalhou na gestão do prefeito Fernando Haddad como secretário municipal de Turismo e presidente da SP Turis. É filiado ao Partido Novo. Ele será o responsável por fechar as parcerias com a iniciativa privada e pelas privatizações, uma das principais bandeiras da campanha de Doria. Na administração Haddad, tinha a função de viabilizar as Parcerias Público Privadas (PPP) com o empresariado.
O novo secretário de Transportes, Sergio Avelleda, já foi presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô durante as gestões de José Serra e Geraldo Alckmin. Advogado especializado em direito público, ele é entusiasta do uso da bicicleta como meio de transporte na capital, o que indica a propensão de Doria de manter a política de ciclovias implementada por Haddad. Chegou a ser acusado pelo Ministério Público do Estado por improbidade administrativa em contratos públicos tanto do Metrô como da CPTM. Neste último caso, acabou sendo inocentado pela Justiça.
A jornalista Soninha Francine, que se elegeu vereadora pelo PPS, vai deixar a Câmara Municipal para ser secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Ela já foi vereadora pelo PT entre 2004 e 2007 e se candidatou à prefeitura em 2008. Também foi coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do governo Geraldo Alckmin.
Novo Secretário de Comunicação Social, Fabio Santos é vice-presidente da empresa de assessoria de imprensa CDN, que presta serviço para entidades privadas e públicas, entre elas a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e o Lide. Já teve passagens pelo jornal Folha de São Paulo e O Globo.
Amigo do prefeito e empresário do ramo de turismo, Julio Serson será o novo secretario de Relações Internacionais. Ele já foi secretário de Esportes e Turismo do governo de São Paulo na administração de Mario Covas.
Vereador eleito pelo PSDB, Daniel Annenberg assumirá a secretaria de Tecnologia e Inovação. Formado em ciências sociais e administração pública, ele é ex-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Arquiteta e Urbanista, a nova titular de Desenvolvimento Urbano, Heloisa Proença, foi secretária de Planejamento do ex-prefeito Celso Pitta, de 1999 a 2000.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°