Em evento no Rio de Janeiro este fim de semana, a indústria Bracell, confirmou ao Governo de Mato Grosso do Sul que alinhou os próximos passos para construção de uma fábrica de celulose em Água Clara. A empresa pretende investir US$ 4 bilhões (dólares) na unidade.
O encontro aconteceu no Fórum Empresarial entre Brasil e Indonésia, evento que é paralelo ao G20. O processo de licenciamento ambiental, com estudo previsto para ficar pronto até fevereiro do ano que vem, já estão em andamento.
A unidade terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose, em uma área localizada a 15 quilômetros do perímetro urbano da cidade. A perspectiva é de gerar 10 mil empregos nas obras e 3 mil na operação.
A empresa já tem base de plantio em Água Clara e está se expandindo para Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Começou no Estado há cinco anos, tem mais de dois mil empregos em Mato Grosso do Sul e inaugurou recentemente um viveiro com mais de 250 mulheres contratadas.
Setor da celulose
Mato Grosso do Sul já é reconhecido nacionalmente como o “Vale da Celulose”, tendo 24% da produção nacional. O Estado já dispõe da segunda maior área cultivada de eucalipto e o primeiro na produção de madeira em tora para papel e celulose. Também é vice-líder em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.
A cadeia produtiva florestal em MS gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. conta com quatro fábricas de celulose em operação, já tendo anunciado a quinta (Arauco) e confirmada a sexta (Bracell). Este cenário é fruto de um ambiente positivo de negócios construído pelo Governo do Mato Grosso do Sul.
Mín. 22° Máx. 34°