Brasil e Argentina vão se enfrentar pela 103ª vez nesta quinta-feira, no Mineirão. Segundo a CBF (que desconsidera as partidas em Olimpíadas e dois amistosos de antes da criação da seleção brasileira), foram 101 jogos, com 39 vitórias brasileiras e 36 argentinas. Segundo a AFA (que desconsidera uma partida da Copa Rocca e alguns amistosos) foram 99 partidas, com 37 vitórias do Brasil e 36 da Argentina. Segundo a Fifa, houve 102 jogos, com 39 vitórias brasileiras e 37 argentinas.
1. Argentina 3 x 0 Brasil (20 de setembro de 1914
O primeiro jogo da história (acima, a seleção brasileira) aconteceu em Buenos Aires, no estádio do Club Gimnasia y Esgrima. Carlos Izaguirre (2) e Aquiles Molfino fizeram os gols.
2. Argentina 0 x 1 Brasil (27 de setembro de 1914)
Após a derrota por 3 a 0 na primeira partida da história (na foto, a seleção argentina), o Brasil deu o troco apenas sete dias depois, no mesmo estádio. Rubens Salles, meio-campo do Paulistano, marcou o único gol do jogo válido pela Copa Roca. Foi o primeiro título conquistado pela seleção.
3. Brasil 2 x 1 Argentina (30 de junho de 1974)
A Copa de 1974 recebeu o primeiro clássico em Mundiais e o Brasil eliminou os rivais na segunda fase do torneio. Rivellino abriu o placar, Brindisi empatou e Jairzinho (em disputa de jogada, na foto) garantiu a vitória brasileira.
4. Argentina 0 x 0 Brasil (18 de junho de 1978)
Quatro anos depois, a Argentina não venceu, mas se vingou do Brasil. País-sede da Copa de 1978, os argentinos seguraram o empate na segunda fase e conseguiram a vaga na final na partida seguinte. O jogo ficou conhecido como a batalha de Rosário, cidade que recebeu a partida, tamanha a violência das equipes. Na foto, Kempes e Dirceu disputam uma jogada.
5. Brasil 3 x 1 Argentina (2 de julho de 1982)
Uma das vitórias mais categóricas do Brasil sobre a Argentina aconteceu na Copa de 1982. Zico, Serginho Chulapa e Junior marcaram no triunfo por 3 a 1 e Ramón Díaz fez o gol de honra. A partida também contou com a expulsão do ainda jovem Diego Maradona por uma entrada forte em Batista, já nos minutos finais. Na foto, o capitão Sócrates.
6. Brasil 2 x 0 Argentina (12 de julho de 1989)
O gol mais bonito do clássico aconteceu no Maracanã, quando Brasil e Argentina estreavam no quadrangular final da Copa América. Bebeto foi o autor do golaço, com um voleio no ângulo. Romário fez mais um, a seleção brasileira venceu por 2 a 0 e conquistou o título quatro dias depois.
7. Argentina 1 x 0 Brasil (24 de junho de 1990)
A única vitória da Argentina no duelo em Copas do Mundo aconteceu na Itália, e Maradona (na foto em lance com Careca) foi decisivo. Depois do Brasil acertar três bolas na trave, o camisa 10 precisou apenas de um lance para definir o jogo: ele deixou a defesa brasileira inteira para trás e tocou para Caniggia, livre, fazer o gol.
8. Brasil 3 x 1 Argentina (26 de julho de 2000)
No primeiro Brasil e Argentina válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Alex (na foto, em lance com Simeone) e Vampeta foram os destaques da vitória brasileira no Morumbi. O ex-meia do Palmeiras fez o primeiro gol e coube ao ex-volante do Corinthians marcar mais duas vezes. O gol argentino foi de Matías Almeyda.
9. Brasil 2 x 2 Argentina - vitória do Brasil nos pênaltis (25 de julho de 2004)
A seleção brasileira era praticamente formada por reservas na Copa América. Os argentinos venciam o Brasil na final por 2 a 1 e faziam firulas nos últimos minutos. Então Adriano (na foto, marcado por Coloccini), aos 48 do segundo tempo, empatou e levou a decisão para os pênaltis. Júlio César defendeu uma cobrança e o Brasil conquistou o título.
10. Brasil 4 x 1 Argentina (29 de junho de 2005)
Uma das maiores goleadas do duelo aconteceu na decisão da Copa das Confederações, com gols de Adriano (2), Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Aimar descontou para os argentinos. Foi a primeira final entre as duas seleções em uma competição internacional.
*CBF
Mín. 23° Máx. 39°