Luiz Inácio Lula da Silva processou o senador cassado Delcídio do Amaral, conforme informaram nesta sexta-feira (11) os advogados de defesa do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins.
Conforme publicação do G1, em depoimento prestado no acordo de delação premiada, firmado com o Ministério Público Federal e homologado pelo Supremo Tribunal Federal, Delcídio afirmou que o ex-presidente tinha conhecimento do esquema de corrupção que atuou na Petrobras e agiu para barrar as investigações da Operação Lava Jato.
“Na qualidade de advogados de Luiz Inácio Lula da Silva protocolamos nesta data (11/11/2026) ação de reparação de danos morais contra o ex-senador Delcídio do Amaral por ele ter, em delação, mentido ao dizer que nosso cliente agiu para obstruir a justiça”, diz a nota divulgada pelos advogados de Lula nesta sexta.
Segundo os responsáveis pela defesa do ex-presidente, depoimentos prestados no último dia 8 à Justiça Federal de Brasília “foram unânimes ao reconhecer que Lula jamais tentou interferir, direta ou indiretamente, na delação premiada de Nestor Cerveró, ao contrário do que fora afirmado por Delcídio do Amaral.”
*O Estado
Mín. 23° Máx. 39°